Na última sexta-feira, representantes do Movimento de Cultura de Paz e Não Violência de Cotia se reuniram com a Secretária de Educação, Ana Paula Santos, para apresentar sua proposta para inclusão da Secretaria de Educação de Cotia às ações do grupo.
Estiveram presentes no encontro a senhora Jobana Moya, uma das fundadoras do grupo, representando a Equipe de Base Warmis, Marcos Rodrigues, também fundador, do grupo Mundo sem Guerras, as mães Michele e Priscila, do grupo Mães e Pais que Lutam e Cris Motta, do Instituto ComViver.
O Movimento de Cultura de Paz de Cotia existe há 8 anos e além dos grupos citados acima também tem entre seus membros fundadores e participantes, integrantes do Instituto Gira Sol, da Mensagem de Silo, Parque de Estudo e Reflexão de Caucaia, do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Cotia, da Congada de São Benedito, entre outros.
O objetivo do encontro foi apresentar as propostas do grupo para iniciar um projeto de inclusão do tema e da cultura de paz e não violência nas escolas municipais como uma política pública continua, com fundamento nas legislações vigentes e nas experiências práticas do grupo já em andamento no município.
De acordo com Marcos Rodrigues, a reunião foi muito positiva no sentido que a Secretária acolheu muito bem as propostas dizendo que os objetivos do Movimento “vão na mesma direção do que ela já estava pensando em introduzir como uma linha de trabalho na Educação de Cotia”. No encontro a Secretária se comprometeu a participar de ações futuras do Movimento de Cultura de Paz, inclusive estando presente no encontro que acontecerá no dia 7 de dezembro no Parque de Estudos e Reflexão Caucaia, onde será apresentado o trabalho da Escola Parque dos Sonhos, de Cubatão. O primeiro passo para uma série de ações que devem se efetivar em 2026.
E por falar em passos, no próximo dia 30/11 o Movimento de Cultura de Paz e não violência de Cotia também realiza a sua tradicional Caminhada de Cultura de Paz. O ponto de encontro e saída da Caminhada estão marcados para às 9 horas, na Praça dos Palmares, na Vila São Joaquim. A Caminhada será parte das celebrações do Dia da Consciência Negra e vai até a Sede da Congada de São Benedito de Cotia, onde haverá uma série de atividades programadas para o dia.
Por Mônica Krausz











