Multicultural, cotiano lança livro de poesias

Além de diversos projetos como a Oficina de Ritmos Alternativos Pedagógicos e o Sarau Poesia na Garagem, Neto Poeta lança Cartas de um Náufrago – aos viajantes do oceano sem fim

O jornalista e arte-educador José Francisco Rossi Neto, 31, é uma pessoa que definitivamente não passará despercebido pelo mundo. Em 2014 criou a Oficina de Ritmos Alternativos Pedagógicos, ensinando crianças e jovens com as ferramentas da cultura e da educação popular. Também faz palestras com poesia em escolas públicas, empresas, fundações casa e centros espíritas.

Formado em jornalismo, Neto Poeta, como também é conhecido, é colaborador de diversos sites da região de Cotia.

Atua no movimento Hip Hop há 16 anos e tem quatro CDs gravados.

Foto: Divulgação

Ele também é um dos fundadores do movimento Sarau Poesia na Garagem, atividade cultural que ocorre mensalmente na Garagem Cultural, em Cotia. O evento reúne artistas de Cotia e região que participam do microfone aberto, com as mais variadas apresentações artísticas.

Não contente com esse intenso currículo cultural, Neto resolveu lançar recentemento o livro de poesias ‘Cartas de um Náufrago – aos viajantes do oceano sem fim’.

A equipe da Revista Circuito entrevistou José Francisco Rossi Neto para saber mais sobre o recente livro e outros projetos.

Quando surgiu a ideia do livro e quando começou a tomar forma?

A ideia do livro veio, na verdade, de outras pessoas que convivem comigo. Elas diziam: Neto, por que você, ao invés de gravar mais Cds, não experimenta em publicar um livro? Confesso que a ideia de lançar um livro já tinha passado pela minha cabeça, mas nunca tinha levado tão a sério. Decidi então fazer esse livro, que na verdade, já estava pronto. Eu reuni poesias que já havia escrito, muitas músicas e alguns pensamentos e frases soltas. Só tive o trabalho de filtrar e agrupá-las em capítulos, mais nada. Depois mandei pra revisão, ilustração e diagramação. E pronto. O livro foi lançado em Janeiro deste ano. Foi uma auto publicação. Não foi via editora.

Qual o assunto que aborda e por que escolheu o tema?

Na verdade, o livro não aborda um tema em específico, já que se trata de uma coletânea. Mas em suma, todas as poesias contidas nele são para alimentar o sentimento humano com coragem, otimismo, força de vontade e esperança.

Já há previsão para as próximas obras?

Este ano estou focado neste livro, mas já estou construindo outro, paralelamente.

Já há previsão para as próximas obras?

Como se trata de um livro independente, você não o encontra em livrarias. A venda dele é feita via internet, através da página do Facebook Neto Poeta. Estamos finalizando a nossa Loja Virtual e, em breve, a venda do livro e de outros materiais ficará mais fácil.

Meus contatos são (11) 97303-6499 ou (11) 95319-9398 meu e-mail é [email protected]  e meu site www.netopoeta.com.br


Pequena introdução ao livro ‘Cartas de um Náufrago – aos viajantes do oceano sem fim’.

Todos nós somos náufragos perdidos no oceano. Pode ser que neste momento você não seja, mas um dia já precisou de uma luz para guiá-lo nessa imensidão de águas profundas e inacabadas. Precisamos nadar para chegar ao nosso destino, mas também temos que ficar atentos para as tempestades que virão em nossa direção.

Existem três grupos de pessoas nessa viagem pelos mares. O primeiro é formado por aquelas que tentam voltar ao ponto de origem, mas são empurradas pelas correntezas naturais formadas pelas águas.

O segundo grupo fica parado, olhando para o alto, à espera de um salvador. Esse grupo corre o risco de se afundar, pois a maré vai enchendo a cada dia – ela não espera a nossa iniciativa.

O terceiro e último grupo é formado por pessoas que nadam para frente, olhando para o lado, não deixando ninguém se afogar. Enfrenta tempos ruins, tempestades inevitáveis, mas não desistem de continuar nadando.

‘Cartas de um Náufrago’ vem socorrer e alertar os viajantes perdidos, sem rumo e sem direção. Vem encorajar aqueles que pensam em desistir e dar forças para que todos continuem rumando aos seus destinos.

As cartas servem como bússolas, mas também como boias para ninguém se afogar. Cada texto e cada poesia são luzes que brilham no firmamento, mostrando que no final valerá a pena tamanho esforço.

Para cada indivíduo e para cada grupo que está nessa viagem, eu afirmo: leiam essas cartas e guarde-as no lugar mais seguro possível, pois um dia você poderá usá-las para chegar são e salvo em terra firme.


Confira alguns vídeos de Neto Poeta:

O amanhã talvez não venha

Tudo vai dar certo

Viver é a melhor opção

 

Artigo anteriorPlante todos os dias e colha bons resultados
Próximo artigoEm Barueri, até no velório municipal tem Wi-Fi