
Walter Salles, 68, diretor do filme Ainda Estou Aqui, recebeu o prêmio em nome da produção. Em seu discurso, ele iniciou dizendo que era uma grande honra para o cinema brasileiro. “Receber essa homenagem de colegas tão extraordinários é incrível”, destacou. Salles seguiu agradecendo a Eunice Paiva, a quem o filme retrata, com base na adaptação do livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva. Por fim, Salles dedicou o prêmio “a duas mulheres incríveis”: Fernanda Torres, que também concorria ao prêmio de Melhor Atriz pela sua performance no filme interpretando Eunice Paiva, e Fernanda Montenegro, que faz uma participação na produção e estrelou “Central do Brasil“, o primeiro longa do diretor a concorrer ao prêmio em 1999.
Com a vitória, o filme desbancou “Emilia Pérez”, musical que lidera as indicações neste ano, além de “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “Flow” (Letônia), e “A Garota da Agulha” (Dinamarca) que também concorriam a estatueta.
Fernanda Torres não levou a estatueta de melhor atriz. O prêmio ficou para a atriz Mikey Madison por sua atuação no filme “Anora”, que também levou o Oscar de Melhor Filme e outras três categorias, num total de cinco estatuetas.