O que você precisa saber sobre Bioimpedância

Exame de alta precisão auxilia você a chegar ao corpo desejado

O nome parece estranho, mas, na verdade, a Bioimpedância é um método revolucionário que ajuda você a conhecer profundamente o próprio corpo.
E acredite! Exames de rotina não fazem isso com tanto rigor.
O principal objetivo da Bioimpedância é fazer uma avaliação da composição corporal de acordo com o Consenso Latino-Americano de Obesidade. O mais impressionante é a rapidez e a praticidade para realizar esse exame. Em menos de um minuto você tem todos resultados, sem picadas de agulhas ou qualquer outro desconforto.

Este moderno exame permite que perguntas como “Qual é o meu peso em gordura?”, “Quanto estou ganhando de músculo na academia?”, “Qual é a minha massa magra?”, “Estou perdendo água?” sejam respondidas em 30 segundos.

Diferentemente de uma balança convencional, onde só se vê o peso “mascarado”, na Bioimpedância quantifica-se a perda ou o ganho de massa muscular e de gordura de forma exata.

É importante ressaltar que o procedimento não busca diagnosticar doenças ou fatores graves. O exame de Bioimpedância é muito comum entre atletas e esportistas, que necessitam saber, com frequência e precisão, sua composição corporal.

No entanto, de acordo com a nutricionista Raquel M. Moreira, da Clínica Gran Prime Granja Vianna, o método é indicado para pessoas que estão fazendo dieta, que querem perder ou ganhar peso, estão preocupadas em melhorar a performance, querem iniciar atividades físicas ou, simplesmente, estão preocupadas com a saúde, a estética e o bem-estar.

“O exame é indicado para qualquer pessoa, inclusive crianças a partir de 3 anos e adolescentes”, explica Raquel. O aparelho atinge uma faixa de peso de 10 a 250 quilos.

Qual é o equipamento utilizado?

Utiliza-se o sistema Inbody, equipamento reconhecido como o método mais avançado na tecnologia de Bioimpedância, além de ser aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Inbody analisa o corpo humano e quantifica seus diferentes componentes. Os seus resultados são comparados com as faixas normais fornecidas para a idade do paciente.

Os dados são analisados e computadorizados pelo aparelho e registrados em uma impressora. Então, são dispostos em percentuais e gráficos, que podem ser, inclusive, enviados por e-mail. É válido ressaltar que apenas um especialista da área pode interpretar corretamente os resultados.

Para atletas
A Bioimpedância sugere um plano de exercícios e o gasto calórico em 30 minutos de cada atividade, de acordo com a pessoa. Praticantes de musculação podem acompanhar a evolução do seu treino e o resultado do ganho de massa muscular por meio da repetição e comparação de exames de Bioimpedância. Nunca foi possível ver os resultados do treino de forma tão clara, precisa e eficaz.

Crianças e Adolescentes
Segundo dados do IBGE, uma em cada três crianças no Brasil apresenta sobrepeso ou obesidade. O consumo excessivo de doces, fast-foods, refrigerantes e outros alimentos com alto valor calórico, aliado ao baixo consumo de frutas, verduras, hortaliças e outros alimentos saudáveis, revela uma assustadora realidade: crianças desenvolvendo doenças com alto risco de morbidade no futuro (diabetes, hipertensão, excesso de gordura no fígado, colesterol e, com isso, pode gerar depressão e baixa autoestima). O exame de Bioimpedância pode analisar o real estado da criança ou adolescente, seu percentual de gordura e músculo e traçar, de forma segura, um plano de reeducação alimentar.

O que a Bioimpedância calcula?

Peso

Proteína corporal

Minerais

Massa de músculo esquelético

Massa de gordura corporal

Água corporal total

Massa livre de gordura

IMC

Percentual de gordura corporal

Relação cintura-quadril

Avaliação nutricional (proteína, mineral e gordura)

Peso ideal baseado na composição corporal

Taxa de metabolismo basal

Controle de gordura

Controle de músculos

Análise segmentada de massa magra (quatro membros e tronco)

Impedância de cada segmento

Plano de exercícios

Saiba mais:

Gran Prime Medical Center Granja Vianna

Tel. 4621-8032

www.clinicagranprime.com.br

Artigo anteriorPrefeitura de Cotia adere a Programa Córrego Limpo
Próximo artigoCuidados com as plantas no inverno