Osasco anuncia mais de 200 mil reais para a AACD

Atualmente, a AACD Osasco passa por dificuldades financeiras e corre o risco de encerrar seus serviços

Após a visita da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) Osasco, na última semana, o secretário de Saúde, José Carlos Vido, reuniu-se na terça-feira (17/01), com a mesa-diretora da entidade para tratar do atraso no repasse de verbas por parte da Prefeitura à instituição, desde outubro de 2016, além de discutir novos projetos e conhecer um pouco mais sobre a unidade.

“Conseguimos vencer uma etapa e estamos liberando hoje o pagamento de mais de 200 mil para a instituição. A Prefeitura tem a função de enviar esses recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, para a entidade, mas não repassava há alguns meses”, declarou Vido.

Atualmente, a AACD Osasco passa por dificuldades financeiras e corre o risco de encerrar seus serviços. A unidade oferece atendimentos de reabilitação física, amputações, destrofia neurológica, paralisia cerebral, sequelas diversas, lesão medular, entre outros, para pacientes moradores de Osasco e de outros 15 municípios.

Além do repasse do SUS, a entidade localizada no Jardim Piratininga, zona Norte, conta com o custeio mensal da Prefeitura de Osasco de aproximadamente 42 mil, quantia que também está em atraso, mas segundo Vido “em breve, os meses que a Prefeitura tem em dívida serão pagos, liberando mais de 120 mil para a instituição”.

Outra medida divulgada pelo secretário de Saúde é que ele solicitará às cidades participantes do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) que contribuam, assim como Osasco, com a instituição.

“A AACD está sediada em Osasco, mas atende diversos municípios. Para que a entidade continue funcionando e atendendo bem a todos, atuarei junto aos secretários de Saúde da região e também vou solicitar ao prefeito Rogério Lins que interceda ao Cioeste para que as outras cidades, de acordo com o histórico de atendimento, firmem convênios com a instituição e também repassem recursos regulares”, disse o secretário.

Após a reunião, Vido, acompanhado do presidente da AACD, Roberto Nerguisian, além de médicos e funcionários, percorreu a unidade e conheceu melhor o Centro de Reabilitação Lázaro de Mello Brandão e o Centro de Terapias e Pilates, além da Oficina Ortopédica, que fabrica próteses e órteses.

Artigo anteriorCultura de SP abre edital para Monitor Cultural
Próximo artigoSantana de Parnaíba realiza ação contra Dengue