Páscoa mais saudável e com menos ansiedade

Estudo aponta benefícios do consumo moderado do chocolate amargo, menos açucarado e com menor adição de leite

Um estudo publicado no The BMJ descobriu que consumir até 5 porções semanais de chocolate amargo está associado a uma redução de 21% no risco de diabetes tipo 2, enquanto o chocolate ao leite não apresenta benefícios similares e está ligado ao ganho de peso.

De acordo com o endocrinologista Prof. Dr. Guilherme Renke, o chocolate amargo é rico em flavonoides, que podem melhorar a sensibilidade à insulina. “A pesquisa analisou dados de mais de 192 mil pessoas, mas ressalta limitações, como confusão residual e predominância de participantes brancos acima de 50 anos, restringindo a generalização dos resultados”, observa.

Renke afirma que o cacau contém mais antioxidantes fenólicos do que a maioria dos alimentos. “Os flavonoides, incluindo catequina, epicatequina e procianidinas, predominam na atividade antioxidante, que pode influenciar diretamente a resistência à insulina, e com isso reduzir o risco de diabetes. A estrutura tricíclica dos flavonoides determina os efeitos antioxidantes que eliminam as espécies reativas de oxigênio.”

O conteúdo de epicatequina do cacau é o principal responsável por seu impacto favorável no endotélio vascular devido ao seu efeito na supra regulação aguda e crônica da produção de óxido nítrico.

O chocolate amargo contém pelo menos 50% de cacau, enquanto o chocolate ao leite contém menos, e muitas vezes, mais açúcar adicionado. Quanto maior o cacau e menor o teor de açúcar, maiores os benefícios para a saúde.

Para aqueles que têm risco de pré-diabetes e diabetes tipo 2, é importante limitar a ingestão de chocolate amargo e incluirmoutras opções mais saudáveis ricas em antioxidantes como frutas vermelhas e cítricas, vegetais, leguminosas e grãos, chás e especiarias, oleaginosas e sementes.

Mudanças no estilo de vida também são bem vindas, entre:

Exercício físico regular;
Atividades físicas diárias comuns;
Limitar ou evitar o álcool;
Não fumar;
Ter entre 7 e 8 horas de sono de qualidade.

Chocolate amargo faz bem para a visão

Segundo o oftalmologista Dr. Pedro Soriano, do HOPE – Hospital de Olhos de Pernambuco, alguns estudos apontam que o chocolate amargo, por ser rico em flavonoides, pode melhorar temporariamente a acuidade visual e o fluxo sanguíneo para a retina e o cérebro. “Esses compostos têm propriedades antioxidantes e vasodilatadoras, o que favorece a circulação, inclusive nos vasos que irrigam os olhos”, explica o especialista.

O destaque vai para os flavanóis do cacau, substâncias naturais que ajudam na dilatação dos vasos sanguíneos, promovendo uma melhor oxigenação e nutrição das estruturas oculares, um efeito que pode beneficiar principalmente idosos com problemas circulatórios.
Mas nem todo chocolate é igual. O amargo, com 70% ou mais de cacau, concentra maior quantidade dessas substâncias. Já o chocolate ao leite, muito mais comum nas prateleiras e entre as crianças, contém mais açúcar e gordura e uma menor quantidade de cacau, o que reduz — ou anula — seus possíveis efeitos positivos.

“Consumir chocolate ao leite em excesso pode, indiretamente, prejudicar a saúde ocular, principalmente por favorecer o surgimento de doenças como obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão, que são fatores de risco para condições como a retinopatia diabética e a degeneração macular”, alerta Dr. Pedro.

A recomendação para quem deseja aproveitar os benefícios do chocolate sem comprometer a saúde é simples: “prefira o chocolate amargo, evite versões recheadas ou com adição de gordura e açúcar e limite a porção diária de 20 a 30 gramas”, diz o oftalmologista. O especialista também reforça a importância de uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais e peixes com ômega-3, que também fazem bem aos olhos.

Tanto crianças quanto idosos podem usufruir dos flavonoides do chocolate — desde que respeitadas as quantidades seguras. No caso dos pequenos, a atenção deve ser redobrada por conta do excesso de açúcar e cafeína, enquanto os mais velhos podem se beneficiar ainda mais dos efeitos vasodilatadores do cacau.

“Neste feriado de Páscoa, a dica é celebrar com equilíbrio. Entre um pedaço e outro de chocolate, vale lembrar: saúde também começa pelos olhos — e o que comemos faz toda a diferença”, finaliza o Dr. Pedro Soriano.

Chocolate com amêndoas contra a ansiedade

De acordo com Eleonora, as amêndoas são ricas em magnésio, um mineral que auxilia na regulação do sistema nervoso, reduzindo os níveis de cortisol e promovendo relaxamento. Elas também fornecem gorduras monoinsaturadas que ajudam na saúde cerebral. O chocolate amargo, por sua vez, é rico em flavonoides e triptofano, que estimulam a produção de serotonina, o “hormônio da felicidade”, contribuindo para a sensação de bem-estar. A combinação desses dois ingredientes resulta em um lanche prático e delicioso, ideal para momentos de ansiedade, ajudando a relaxar e estabilizar o humor.

O chocolate amargo é uma fonte natural de triptofano, um precursor do neurotransmissor “serotonina”, que ajuda a regular o humor e promove uma sensação de bem-estar. Além disso, os flavonoides presentes no chocolate melhoram o fluxo sanguíneo cerebral, otimizando a função cognitiva e reduzindo o impacto do estresse. A “teobromina”, também encontrada no cacau, é um composto que auxilia no relaxamento do organismo e na redução da pressão arterial.

Assim, a sinergia entre esses dois alimentos é altamente eficaz para reduzir sintomas de ansiedade e promover equilíbrio emocional.

Ao apostar nessa opção, não só se adota um lanche nutritivo, mas também se celebra o autocuidado, reflexão e cuidados com a saúde mental.

Segue uma receitinha da nutricionista Eleonora Galvão, do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais), especialista em nutrição vegana e vegetariana.

Amêndoas Cobertas com Chocolate Amargo

(Rendimento: 8 porções)

Ingredientes

1 xícara de amêndoas inteiras, sem sal
100 g de chocolate amargo 70% cacau
1 colher de chá de cacau em pó para polvilhar
1 pitada de flor de sal (opcional)

Modo de Preparo

1. Derreta o chocolate amargo em banho-maria ou no micro-ondas, mexendo a cada 30 segundos até ficar homogêneo.
2. Adicione as amêndoas ao chocolate derretido e misture bem para que todas fiquem cobertas de forma uniforme.
3. Usando um garfo, retire as amêndoas uma a uma e disponha-as em uma assadeira forrada com papel manteiga.
4. Polvilhe com cacau em pó e uma pitada de sal rosa, se desejar.
5. Leve à geladeira por 30 minutos ou até o chocolate endurecer completamente.
6. Armazene em um recipiente hermético na geladeira por até uma semana.

Valor Nutricional por Porção

Calorias: 120 kcal
Proteínas: 3g
Carboidratos: 6g
Gorduras: 9g
Fibras: 2g

Artigo anteriorEspecialista em Sorrisos
Próximo artigoCuidado com o poste! Cotia está entre as cinco cidades com mais colisões.