Planeta Leitura difunde cultura em Vargem Grande

Há três anos em Vargem Grande Paulista, projeto incentiva a leitura, desde a alfabetização, na rede municipal de ensino

Desenvolvido há três anos em Vargem Grande Paulista, o projeto Planeta Leitura vem incentivando a leitura desde a alfabetização na rede municipal de ensino.

A cada início de ano, cerca de cinco mil kits/maletas, com oito livros cada, de literatura infanto-juvenil são distribuídos aos alunos e professores das creches, educação infantil e básica até o 5º ano.

De acordo com a coordenadora do projeto, Fernanda Glaessel Ramalho, a cada ano o projeto é implementado de forma diferente.

“No primeiro ano promovemos a formação dos professores da educação infantil e do fundamental, com estudo de temas específicos. Já no segundo ano, professores e coordenadores participaram de oficinas com atividades de leitura para ajudar o aluno a desenvolver uma melhor leitura e interpretação dos textos. E neste ano estamos realizando visitas nas escolas, em que dou aula, conto histórias para os alunos e o professor observa a interação”, diz a coordenadora.

Nesses três anos, o desenvolvimento da prática e do gosto pela leitura já são observados. O maior ganho para os professores, conforme explicou Fernanda, foi implementar a leitura como uma atividade em si e a oferecer mais os livros aos alunos como novas técnicas de interação.

“Notamos que os alunos começaram a relacionar mais as ilustrações com o texto, estão ampliando seu repertório com gêneros literários diferentes, temas diferentes, ou seja uma maior diversidade literária. Professores e alunos estão incorporando a leitura na rotina escolar”, afirma Fernanda.

Um dos pilares do projeto é que o aluno crie sua biblioteca pessoal, já que a maleta com os oito títulos pode ser levada para casa. “As crianças estão adorando, quando começa o ano elas já esperam a maleta com os novos livros, realmente o projeto incentiva a leitura”, comentou a diretora da Escola Municipal Annita Carmelina de Moraes, Michele Machado. Ela, que também participou das capacitações, afirma que os professores passam a ter outro olhar sobre a leitura e aprendem várias formas de abordagem dos livros para trabalhar em sala de aula.

Planeta Leitura é uma Coleção Educacional focada na formação de leitores da Educação Infantil ao 9º. ano do Ensino Fundamental. Ela propõe a promoção e formação de mediadores de situações didáticas de leitura na escola por meio de uma coleção de Guias do Professor com planos de aula por ano de escolaridade e a criação de um acervo particular para o aluno.

Entendendo a formação do professor para utilização do material como elemento-chave para o sucesso de sua missão, a Coleção Educacional Planeta Leitura disponibiliza à rede de escolas parceiras um Guia do Professor para cada segmento (Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e Ensino Fundamental 2) que visa instrumentalizar os educadores a utilizar todos os recursos que os livros oferecem, uma vez que seu uso é o aspecto determinante para o desenvolvimento da prática e do gosto pela leitura.

Além disso, a Coleção oferece um acervo de livros destinado à formação de uma biblioteca pessoal do estudante, organizado em maletas, por ano de escolaridade, com o objetivo de trazer para os estudantes a possibilidade de vivenciar situações significativas de leitura.

Artigo anteriorVocê já conversou sobre dinheiro com seu filho?
Próximo artigoMáquina passa e dobra suas roupas em segundos