Plano de Arborização Urbana entra em ação em Cotia

Documento deverá se transformar em lei municipal, e define prioridades de plantio de árvores na cidade

Como, onde, quando e por que plantar árvores na cidade de Cotia – as respostas fazem parte de um importante trabalho desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária da Prefeitura. Trata-se do “Plano de Arborização Urbana”, documento que orienta o planejamento e as ações relacionadas ao plantio de árvores no município, definindo metas a serem alcançadas e organizando técnicas, metodologias e estratégias para a execução.

Uma cidade arborizada significa mais disponibilidade de oxigênio, maior controle na temperatura da atmosfera, valorização da cidade e propriedades, e diminuição de doenças respiratórias, melhorando principalmente a saúde de pessoas idosas e crianças. Ou seja: mais qualidade de vida.

“O DNA de Cotia é verde – 60% do território da cidade é coberto por mata atlântica. Quem busca morar no município vem exatamente por esta condição de qualidade de vida, daí a importância de nosso Plano de Arborização Urbana”, explica a arquiteta da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia, Luciane Alegre.

Para elaboração do Plano, a equipe da Secretaria analisou projetos de outras cidades, e participou de cursos e simpósios. Também realizou um conjunto de análises geográficas utilizando técnicas de geoprocessamento e de sensoriamento remoto para produzir os mapas; e de cálculos de projeção de copas de toda a área do município, que identifica quais são as áreas cobertas por árvores. São dados que permitem quantificar os locais mais e menos arborizados do município e contribuem para definir as áreas prioritárias para plantio.

O Plano traz ainda o resultado das atividades de campo para o levantamento qualitativo de espécies, organizadas em uma lista sistematizada por características, como porte e florada – cerca de 110 tipos de árvores.

Como áreas prioritárias para plantio, o Plano aponta que o trabalho deverá ser executado no raio de 500 metros em torno de escolas e equipamentos de saúde; nos bairros ao longo da rodovia Raposo Tavares; na região central da cidade e no centro de Caucaia; e nos distritos industriais.

Para se tornar lei, o Plano de Arborização Urbana deverá passar ainda pela Câmara Municipal e posteriormente ser sancionado pelo prefeito.

Artigo anteriorPrefeito de Osasco acompanha mutirão de limpeza
Próximo artigoCopa de Kart terá traçados inéditos na Granja Viana