Professores da Rede Municipal de Cotia participaram de formação antes da volta às aulas

Palestras foram ministradas por especialistas e tiveram temas focados na educação inclusiva

Foto: Juliano Barbosa

Hoje (10/02), a rede municipal de ensino de Cotia inicia o ano letivo para os mais de 30 mil alunos matriculados do Ensino Infantil ao Fundamental II e EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Para receber toda essa turma, a Secretaria de Educação, em parceria com o Mackenzie, realizou dois dias de formação para os professores com especialistas em educação inclusiva.

Os educadores participaram da formação de forma híbrida, parte do conteúdo foi aplicado presencialmente, em cinco polos de formação, e remotamente. Entre os temas abordados esteve: ‘Desenvolvimento infantil e estimulação precoce’, com as professoras dra. Silvana Maria Biascovi de Assis e dra. Jessica Maymu Maruyama; ‘Manejo comportamental em crianças com transtornos’, com a professora dra. Maria Cristina Triguero Velos Teixeira e com o doutorando Guilherme Carvalho de Paula Francisco; ‘Transtornos de aprendizagem’, com as professoras dra. Alessandra Gotuzo Seabra e dra. Natália Becker.

A palestra ‘Adaptações curriculares’ foi ministrada pelo professor dr. Gabriel Gaudêncio do Rego e pela doutoranda Grace Zauza; ‘Transtornos no Neurodesenvolvimento’, com o professor dr. Luiz Renato Rodrigues Carreiro e com a doutoranda Amanda Doaut. ‘Transtornos no desenvolvimento no EJA’, com a professora dra. Andréia Gomes. O mestre Valentin Conde ministrou palestra sobre ‘Educação com compaixão’. ‘Educação com Compaixão’ foi o tema discorrido pelo mestre Valentin Conde;

As formações fazem parte da programação da Secretaria de Educação e haviam sido anunciadas pela atual gestão durante o 1º encontro com diretores 2025, no dia 28 de janeiro. “A inclusão na educação e a educação inclusiva são assuntos extremamente importantes para esta gestão. Daremos o suporte necessário aos nossos colaboradores para atendermos de forma humanizada os nossos estudantes. Vamos desenhar um novo modelo de educação em nossa cidade”, comentou o prefeito Welington Formiga.

Com informações da SECOM-Cotia

Artigo anteriorEscolas estaduais vão abrir aos sábados para olimpíadas do conhecimento a partir de março
Próximo artigoPrograme-se para o carnaval sem folia: conheça seis lugares para visitar em São Paulo