A pandemia gerou profundas mudanças em todas as áreas, principalmente na educação. O sistema educacional teve suas rotinas completamente modificadas e, de uma hora para outra, as escolas tiveram que se reinventar com a educação à distância. A mudança foi abrupta e muitos não estavam preparados para essa nova realidade, criando uma série de dificuldades tecnológicas.

Claro que para os jovens nascidos nesse tempo – os chamados nativos digitais – lidar com a tecnologia é mais natural. O grande desafio é para os educadores, digamos, analógicos: como dominar a tecnologia no aprendizado dos alunos digitais? Em momentos atípicos e complicados como esse, nada melhor do que contar com a ajuda de um colega que entenda sobre o assunto, não é mesmo? Pois saiba que há grupos de encontros de educadores criados justamente para o estudo coletivo e trocas de experiências sobre o tema.

Edilaine Mariano é pedagoga por formação e apaixonada por tecnologia. Não à toa, foi em busca de conhecimento, se tornou consultora de Tecnologias Educacionais e inovadora do Google for Education e trouxe para Cotia o Grupo de Educadores Google (GEG). “Vi a necessidade de estar auxiliando os professores com habilidades das ferramentas digitais”, explica.

Mas o que são os GEG? “São comunidades de educadores que aprendem, compartilham e inspiram uns aos outros para atender às necessidades de alunos e professores por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula”, descreve Edilaine, que é líder do GEG Cotia.

Ela faz questão de ressaltar que esse é um trabalho voluntário, realizado de professor para professor. “Somos professores apaixonados por tecnologias educacionais com o objetivo de crescer através da educação. Auxiliamos os educadores da rede a fim de unir as habilidades tecnológicas educacionais adquiridas”, completa.

Esses grupos existem em vários países e são organizados pelos Google Innovator (Inovadores Google), professores selecionados devido a sua trajetória de impacto utilizando a tecnologia para potencializar o aprendizado dos alunos ou por professores que são muito engajados e familiarizados com o uso de tecnologia aplicada à Educação.

No Estado de São Paulo, há 36 Grupos de Educadores Google. Na região, são quatro. Além de Cotia, as cidades de Barueri, Osasco e Embu também contam com o grupo, cada um sob uma liderança.

Líderes do GEG Cotia

 

Quer saber mais? Clique aqui!

 

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorQuais as profissões que deverão ser mais demandadas nos próximos anos pelo mercado
Próximo artigoDia dos Professores: professora cria jogos de tabuleiro para ensinar matemática