A pandemia gerou profundas mudanças em todas as áreas, principalmente na educação. O sistema educacional teve suas rotinas completamente modificadas e, de uma hora para outra, as escolas tiveram que se reinventar com a educação à distância. A mudança foi abrupta e muitos não estavam preparados para essa nova realidade, criando uma série de dificuldades tecnológicas.

Claro que para os jovens nascidos nesse tempo – os chamados nativos digitais – lidar com a tecnologia é mais natural. O grande desafio é para os educadores, digamos, analógicos: como dominar a tecnologia no aprendizado dos alunos digitais? Em momentos atípicos e complicados como esse, nada melhor do que contar com a ajuda de um colega que entenda sobre o assunto, não é mesmo? Pois saiba que há grupos de encontros de educadores criados justamente para o estudo coletivo e trocas de experiências sobre o tema.

Edilaine Mariano é pedagoga por formação e apaixonada por tecnologia. Não à toa, foi em busca de conhecimento, se tornou consultora de Tecnologias Educacionais e inovadora do Google for Education e trouxe para Cotia o Grupo de Educadores Google (GEG). “Vi a necessidade de estar auxiliando os professores com habilidades das ferramentas digitais”, explica.

Mas o que são os GEG? “São comunidades de educadores que aprendem, compartilham e inspiram uns aos outros para atender às necessidades de alunos e professores por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula”, descreve Edilaine, que é líder do GEG Cotia.

Ela faz questão de ressaltar que esse é um trabalho voluntário, realizado de professor para professor. “Somos professores apaixonados por tecnologias educacionais com o objetivo de crescer através da educação. Auxiliamos os educadores da rede a fim de unir as habilidades tecnológicas educacionais adquiridas”, completa.

Esses grupos existem em vários países e são organizados pelos Google Innovator (Inovadores Google), professores selecionados devido a sua trajetória de impacto utilizando a tecnologia para potencializar o aprendizado dos alunos ou por professores que são muito engajados e familiarizados com o uso de tecnologia aplicada à Educação.

No Estado de São Paulo, há 36 Grupos de Educadores Google. Na região, são quatro. Além de Cotia, as cidades de Barueri, Osasco e Embu também contam com o grupo, cada um sob uma liderança.

Líderes do GEG Cotia

 

Quer saber mais? Clique aqui!

 

Por Juliana Martins Machado