No momento em que a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia, alguns voluntários – que já realizavam diversas ações solidárias – reuniram-se para formar o Rotary Club de Vargem Grande Paulista – Conecta. “Conseguimos unir vários profissionais, líderes em suas profissões, em reuniões virtuais de aprendizado e instalação do Rotary Club. E em 23 dias, em plena pandemia, o clube já estava formado e registrado em Rotary International”, lembra, emocionada, a advogada Angela Serrano, umas das precursoras do movimento e presidente eleita para o ano de 2020-21.

A jornalista Ligeia Stivanin, associada ao Rotary Club de Cotia – Granja Viana e que foi, inclusive, governadora rotária por duas gestões, foi designada Conselheira oficial pelo Rotary International com a missão de trazer todo o conteúdo rotário mandatório para instalação e fundação deste clube na cidade através de reuniões virtuais. “O Rotary Abre Oportunidades e uma delas foi conhecer estas pessoas alegres, doces e divertidas que fizeram a minha vida mais feliz em tempos de pandemia. Demos um presente para a cidade de Vargem Grande Paulista”, comenta Ligeia.
“A fundação de um Rotary Club na cidade traz inúmeros benefícios, pois um Rotary Club é formado por Pessoas em Ação que procuram solucionar problemas e encontrar soluções para o bem da humanidade e da comunidade local”, completa Angela que foi a responsável por juntar este grupo de pessoas interessadas em fazer o bem para a região.
Vinte pessoas integram este grupo: os advogados Andrea Pontes, Angela Serrano, Fabiola da Cunha Zaracho, Leandro Tadashi Ishikawa, Osmair Mesquita Cronemberger, Rachel Gomes da Cruz e Victor Martinelli Paladino; os jornalistas Humberto Brassioli Corsi e Juliana Martins Machado; os contadores Fernando de Carvalho Rocha e Gisele Aparecida Negrine; o publicitário Helder Titto; o educador físico Bruno dos Santos Souza; o bombeiro civil Guilherme Silva Santos; a terapeuta Erica Lúcia de Moraes; os empresários e empreendedores Adriano Bortoli Bruuhns, Adriano Reis de Pontes, Angela Maciel Cardoso, Michele dos Santos de Araújo e Rodrigi Pio Barreto Pedroso. Eles, agora, fazem parte de uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.
Atualmente, 1,2 milhão de rotarianos integram cerca de 36.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e áreas geográficas. O Rotary Club de Vargem Grande Paulista – Conecta, fundado em 25 de junho de 2020, está entre eles.

“Estaremos conectando o mundo através dos Projetos Globais da Fundação Rotária e do Programa de Intercâmbio de Jovens. Como rotarianos, seguiremos o lema “Dar de si antes de pensar em Si”, levando o nome de Vargem Grande Paulista para o mundo”, finaliza a presidente Angela. E a sua xará, a empresária Angela Maciel Cardoso, completa: “nasce uma família Rotary em Vargem Grande Paulista e uma esperança nos corações daqueles que atingiremos com os nossos projetos. As transformações serão de muitas trocas: de amor, carinho, perseverança, esperanças e oportunidades. Já chegamos transformando o novo normal, nos conectamos, pouco nos conhecemos, mas já existe uma sintonia em comum: servir”. Um clube que nasceu conectado com o mundo, no ano do Rotary Conecta o Mundo.
Quem quiser conhecer mais o trabalho realizado e participar também, pode entrar em contato através da página do Rotary Club no Facebook.
Por Juliana Martins Machado