Região volta para a fase laranja

Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (22/01), novas medidas para conter segunda onda do coronavírus. Região volta para a fase laranja e setores não essenciais fecham aos fins de semana e feriados e após as 20h em dias úteis

A partir de segunda-feira (25) e até o dia 7 de fevereiro, as cidades da região voltam para a etapa laranja, mas com restrições da vermelha em dias úteis, após as 20h, e aos finais de semana e feriados.

O novo mapa mostra 78% da população de São Paulo na fase laranja e 22% na etapa vermelha.

Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido. A venda de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.

“Antes que milhões de brasileiros possam ser vacinados, todos nós precisamos lidar com a dura realidade que a pandemia nos impõe neste momento”, afirmou o Governador João Doria. E João Gabbardo, Coordenador Executivo do Centro de Contingência, completou: “o cenário para os próximos dias não é tranquilizador, muito pelo contrário, são sombrios. Nós temos risco em São Paulo, se não tomarmos as medidas necessárias, de em pouco tempo termos dificuldade de oferecer leitos de UTI para pessoas que necessitem de tratamento”.

 

Mudanças também no cronograma educacional

O Governador João Doria anunciou ainda que a presença dos estudantes nas escolas para as aulas de todas as redes do Estado será opcional. A medida altera o previsto na deliberação do Conselho Estadual da Educação, homologada nesta semana, sobre a obrigatoriedade de que pelo menos 1/3 das aulas deveriam ser cursadas em formato presencial. Agora, esta obrigatoriedade se aplica apenas às fases amarela e verde.

Novas orientações poderão ser expedidas pelo Conselho Estadual da Educação, a depender da evolução da pandemia, bem como de outras medidas que venham a ser adotadas pelas autoridades da Saúde ou do Governo de São Paulo.

O retorno das aulas na rede estadual está previsto para ocorrer a partir do dia 8 de fevereiro. A primeira semana de atividades presenciais será voltada ao acolhimento dos alunos, à prática dos protocolos no ambiente escolar e ao aprendizado do uso das ferramentas tecnológicas.

Artigo anteriorSite “Vacina Já” contabiliza 1 milhão de pré-cadastros em dois dias
Próximo artigoSecretaria de Agricultura estuda produção orgânica de uva em São Roque