Risco de pneumonia aumenta no inverno

Com informações da Dra. Júlia Vianna de Figueiredo Sannazzaro, da Vaccine Care, saiba mais sobre esta doença e como se prevenir.

Pneumonia é uma das principais infecções que acomete o trato respiratório inferior. A maioria das crianças tem de 4 a 6 infecções respiratórias altas por ano. Dessas, apenas cerca de 3% evoluem para pneumonia. A maioria dos pacientes se recupera sem complicações. Porém, alguns pacientes progridem para evolução clínica grave e até mesmo óbito.

No Brasil, a pneumonia está entre as três principais causas de mortalidade infantil. Os fatores de risco mais importantes para as infecções respiratórias são desnutrição, baixa idade e presença de outras doenças de base como diabetes, doenças cardíacas e renais.

Os causadores mais comuns desse tipo de doença são Streptococus pneumoniae, conhecidos como pneumococos. Além da pneumonia, os pneumococos também podem causar meningites, otites, sepse e morte.

A pneumonia costuma ser precedida por um quadro viral alto, evoluindo com sintomas mais pronunciados, febre mais alta, prostração mais evidente e presença de desconforto respiratório. O serviço de saúde deve ser procurado para diagnóstico correto e tratamento adequado com antibioticoterapia.

Para prevenção dessa enfermidade, recomenda-se a aplicação de vacinas. A vacina age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra a doença. As vacinas são inativadas, ou seja, não têm como causar as doenças. Seu efeito aparece até 3 semanas após aplicação, mas seu efeito não é duradouro, devendo ser repetido após certo período de acordo com o calendário definido.

A vacina pneumo 13 é composta de 13 sorotipos de pneumococos e indicada a partir dos 2 meses de vida, necessitando 3 doses e um reforço com 12 a 15 meses de idade.

Já a vacina pneumo 23 é composta por 23 sorotipos e indicada para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos com algum problema grave de saúde como doenças cardíacas e respiratórias, problemas de imunidades, entre outras condições. A partir de 60 anos, deve ser aplicada rotineiramente.

Recomenda-se a combinação das duas vacinas, iniciando com a pneumo13.

 

Serviço

Vaccine Care

The Square – Granja Viana – Recepção Bloco A – sala interna 13

Tel.: 2898-1451 / 2898-1452

e-mail: saopaulo@vaccinecare.com.br

Médica Responsável: Dra. Júlia Vianna de Figueiredo Sannazzaro – CRM/SP 156860

Artigo anteriorProgramação de férias do SESC Osasco
Próximo artigoBarueri está entre as 20 cidades mais frias de SP