Já foram retirados 5 caminhões de resíduos do Lago.

Point turístico da cidade e ponto de encontro dos granjeiros, local de relaxamento e contemplação da natureza, endereço da Ecofeira Granja Viana e de grandes eventos regionais como a Caminhada Inclusiva ou de padrão internacional como o Força Bruta, espaço de lazer para crianças e prática de caminhada para pessoas de todas as idades, o Parque Teresa Maia já teve melhores dias, mas,  finalmente, após vários pedidos da população e da Revista Circuito, volta a ter atenção do poder público.

Em uma visita ao parque a palavra que mais ouvimos ali foi “abandono”

“Eu moro aqui na Granja e venho pelo menos quatro vezes por semana caminhar aqui no parque, fazer exercícios e o lago está deste jeito, tomado por plantas e algas, há pelo menos 6 meses”, contou a senhora Cida Alves. “E não é só o lago, se você olhar a situação do Parque está horrível: mato alto, aparelhos de ginástica podres há muito mais tempo que o lago e a limpeza do parque está muito precária”, avaliou.

Moradora da Rua Cherubina Viana, ali perto, a Sra. Cecília também falou sobre seu descontentamento. “Dos aparelhos de ginástica só tem um que funciona e aquele lago lindo que a gente tinha há muito tempo não temos mais”, lamenta. “Espero que o novo Prefeito tome uma atitude rapidinho aqui”, cobrou.

Patinhos não têm mais onde nadar.
Foto: Mônica Krausz

Uma das fundadoras da Ecofeira Granja Viana, Isabela Menezes conta que assim que a nova gestão da cidade assumiu o poder, a comunidade entrou em contato e pediu uma atenção para o Parque. “Eles vieram cortaram um pouco a grama e limparam, mas ficou pendente esta questão do lago”, lamenta. Ela disse que entende que o poder público, neste início de governo tem muitas demandas, mas espera que os problemas do parque sejam resolvidos o quanto antes porque o lago do jeito que está é “um microbioma em dificuldade”.

Processo de limpeza iniciado nesta sexta-feira, 14/03.

Finalmente  o início da Limpeza

A reportagem da Revista Circuito vem cobrando as autoridades de Cotia desde janeiro. No Café Ambiental, o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Wagner Neves, especialista em parques, chegou a dizer que a zeladoria do parque deveria ser responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e não de Obras. No dia seguinte, em coletiva de imprensa, o vice-prefeito e Secretário de Obras, Paulinho Lenha, disse que a roçagem havia sido feita e que, para a limpeza do lago, precisava de equipamentos especiais que estavam sendo providenciados. Passado quase um mês, conversamos com o administrador regional da Granja Viana, Fernando Guedes, que informou que para a limpeza do lago dependia de uma autorização do Meio Ambiente e que os brinquedos e equipamentos de ginástica estavam em licitação para troca. No dia do fechamento da edição impressa da Revista Circuito (28/02), Wagner Neves e Fernando Guedes nos informaram que estavam a caminho do Parque para realizar uma vistoria do lago e providenciar as autorizações necessárias. Nesta sexta-feira, 14 de março, quando a revista entrou em circulação, a a arquiteta Angélica Galante, da regional da Granja Viana nos informou que estava indo com uma equipe realizar testes dos equipamentos para limpeza do lago e logo em seguida nos retornou afirmando que o processo de limpeza demorará cerca de 15 dias.

“Atendendo aos munícipes da Granja Viana, o Administrador Regional Fernando Guedes deu inicio à limpeza do lago do Parque Teresa Maia no dia 14/03”, diz a nota.

“O trabalho de remoção da vegetação que se alastrou no lago nos últimos meses é delicado e lento pois precisa preservar os peixes e aves que habitam o lago, além das árvores existentes”, explica Angélica. Outra preocupação segundo a Regional da Granja Viana, é preservar as nascentes do parque. “Plantas aquáticas são importantes para o ecossistema do lago, mas em excesso tornam-se nocivas porque têm um ciclo de vida natural e quando morrem entram em decomposição poluindo a água”, explica.

Com a devida autorização da Secretaria do Meio Ambiente e o acompanhamento técnico da da Arquiteta Angélica, as equipes estão retirando o capim aquático das margens do lago com retroescavadeira, pois essa vegetação é enraizada no solo do lago. Em seguida será feita a remoção dos Lírios d’água com auxilio de um bote.

Ainda segundo a Regional, o material retirado do lago precisa aguardar a secagem para ser removido definitivamente do lago. Para isso eles interditaram parcialmente a pista de caminhada. “Toda a operação de limpeza deve ser realizada em aproximadamente 15 dias”, calcula Angélica.

No dia 19 de março, fomos informados que até aquele momento, já havia sido retirados cinco caminhões de resíduos do lago!

Teresa Maia e o seu parque

Inaugurado em 2006 com o nome, em memória, de sua idealizadora, Teresa Maia, e investimentos do Rotary Club e da Prefeitura de Cotia, o parque tem uma área de 25 mil m², com lago, bosque, trilhas, parque infantil e academia ao ar livre. Teresa Maia foi diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Cotia entre 2002 e 2004.

Parque Teresa Maia
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira: Das 7h às 22h.
Sábado e Domingo: Das 7h às 21h.
Endereço:
Rua Felipe Paltronieri com rua Direita, Cotia, SP.

Por Mônica Krausz

Artigo anteriorCotia vai celebrar 169 anos com show gratuito do cantor Péricles
Próximo artigoGoverno de SP abre edital para o Revelando SP 2025