A CASACOR São Paulo, maior evento de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, chega à sua reta final. Com o tema De Presente, O Agora, a mostra ocupa 9 mil m² no Conjunto Nacional, apresentando uma configuração nova com vista para o edifício modernista de David Libeskind.
O evento oferece 5 áreas de exposições e instalações artísticas, 70 ambientes, restaurantes, bares, lojas e espaços funcionais, incluindo um coworking. O tema convida a refletir sobre as decisões cotidianas e suas consequências futuras. “Afinal, sempre seremos ancestrais de alguém”, diz o cartão de divulgação.
O Diretor Geral André Secchin destaca a diversidade e a conexão com a cultura brasileira nesta 37ª edição, que termina no próximo domingo, depois de 10 semanas de exibição: “a CASACOR São Paulo aponta para um caminho mais diverso e conectado com a cultura brasileira, reunindo uma amplitude ainda maior de gestos criativos. A CASACOR se tornou um espaço de convivência, em que arquitetar relações humanas se torna o objetivo central”.
A decoradora Marcela Oliveira, design de interiores e paisagismo, esteve na mostra e, ao permear pelas mentes criativas da CasaCor SP 2024, resume: “o que aflora para mim é a quebra de padrões”. E sair do padrão produz exclusividade, segundo ela, que fala também em busca por ambientes que remetam às nossas vivências – “o prazer do aconchego pelo aconchego. Elementos afetivos, peças de família, ambientes que contam histórias e que saem do óbvio, do automático”.
Os curadores da CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, convidaram um elenco que esbanjou criatividade e homenageou as mais diversas fontes das heranças culturais que formam o povo brasileiro, para responder a complexidade deste tempo. “Artesãos e artistas brasileiros cada vez mais presentes, reforçando nossa personalidade e capacidade criativa”, comentou Marcela.
A edição veio repleta de nomes consagrados no mercado e trouxe projetos de Fernanda Marques, Brunete Fraccaroli, David Bastos, José Roberto Moreira do Valle, Leo Shehtman e Rosa May Sampaio. E sempre buscando trazer diversidade de estilos e culturas, recebeu profissionais de outros estados brasileiros. Aline Borges, José Navarro e Natan Gil representaram o Estado de Minas Gerais. O Rio de Janeiro marcou presença com Migs Arquitetura e Studio Ro+Ca, além de Rodolfo Consoli, que estreou em São Paulo. Romário Rodrigues é natural do Ceará e a PA Arquitetos veio de Alagoas para a mostra paulistana. A região sul também garantiu seu espaço com Gustavo Scaramella, do Paraná, Luciana Viganó, do Rio Grande do Sul e Luciana Bacheschi de Santa Catarina. O interior do Estado também teve forte presença com projetos assinados por Cacau Ribeiro, de Ribeirão Preto e Paulo Azevedo, de Bauru. Carla Felippi, de Santos e Gabriel Fernandes, da Praia Grande, representaram o litoral Sul de São Paulo.
“Não o luxo pelo luxo, mas um brinde à pessoalidade e exclusividade. O conforto e o design são adornados pela tecnologia e sofisticação. A iluminação intimista, flores e aromas abraçam e envolvem. Pedras naturais brasileiras em sua incrível diversidade exploradas nos melhores cortes e aplicações, porque o natural é nosso melhor belo. Para finalizar, muitos e muitos bares, com diferentes aplicações e formas mostrando que o importante mesmo é comemorar a vida e o lar, seja com festivos alcoólicos ou relaxantes momentos de chá. Porque o luxo mesmo é ter tempo para compartilhar o exclusivo”, descreveu Marcela.






































































Sustentabilidade e Impacto Social
Parte fundamental do DNA de CASACOR, a sustentabilidade continua sendo não apenas a maior tendência do segmento, mas a força motriz de toda a mostra, que tem alcançado níveis surpreendentes com seu programa de gestão de resíduos, que hoje tem a marca de 99,8% de reaproveitamento. A meta deste ano é alcançar 100%.
Além de adotar medidas como obra secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos promovendo a economia circular, a mostra também realiza doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para instituições parceiras.
Nesta edição, a CASACOR São Paulo fará 100% de compensação para suas emissões de carbono, assim como nos dois anos anteriores, além de ter a certificação Lixo Zero há 8 anos. Outra ação será em parceria com a Pachamama, que atuará para a neutralização do impacto ambiental da mostra, do deslocamento dos visitantes que optarem pelo ingresso neutralizado, e pela compensação do impacto dos ambientes dos profissionais que voluntariamente submeterem seus projetos a uma avaliação de impacto e consequente compensação por meio dos ativos de conservação da floresta em pé.
A mostra também promove ações de impacto social. Para seguir com o apoio às ações do Fazendinhando – instituto de transformação territorial, cultural e socioambiental que atua em favelas, feito por e para os moradores – a CASACOR São Paulo irá doar para a entidade a quantia de R$1,00 a cada ingresso vendido na mostra deste ano.
Visitação e compra de ingressos
A CASACOR São Paulo mantém sua agenda de visitação programada, onde o visitante deve escolher o dia e a hora em que deseja visitar a mostra e no ato da compra, atentar a esse detalhe, pois haverá tolerância máxima de 15 minutos para entrada no evento. A venda de ingressos acontece por meio do aplicativo CASACOR, no site oficial da mostra ou na bilheteria do evento, mediante disponibilidade.
SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073
Quando: até 28 de julho de 2024
Horário de funcionamento do evento: de terça a sábado, das 12h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 21h
Por Juliana Martins Machado, com informações da assessoria de imprensa da CASACOR São Paulo