Santana de Parnaíba comemora 444 anos de história

Santana de Parnaíba comemora 444 anos de história com show da dupla sertaneja Maiara e Maraisa. O evento terá programação gratuita, com shows, missas e queima de fogos em homenagem à rica história e cultura da cidade.

Santana de Parnaíba, uma das cidades mais antigas do Brasil, comemorará no próximo dia 14 de novembro seus 444 anos de história. Para celebrar essa data especial, foi organizada uma programação diversificada, destinada a todos os moradores, que culminará com um grande show da dupla sertaneja Maiara e Maraisa.

A programação vai iniciar às 6h com a Alvorada (apresentação de banda musical com artistas locais pelas ruas do Centro Histórico). Às 9h, será realizada a Missa Solene na Igreja Matriz Sant’Ana, localizada no Largo da Matriz, s/n. Às 10h30, todos estão convidados para um café caipira no Centro de Memória e Integração Cultural (Cemic), situado no Largo da Matriz, 49.

À noite, a partir das 20h, artistas da cidade como Danillo Gomes, Lucas e Guilherme e Kivia Pascoal farão shows de abertura na Barragem Edgard de Souza, localizada na Estrada dos Romeiros, km 40, portão 2. Na sequência, sobem ao palco Maiara e Maraisa, que animarão o público com seus famosos hits, como “Medo Bobo”, “Narcisista”, “Aí Eu Bebo” e “A Culpa é Nossa”, entre outros.

Vale ressaltar que a entrada é gratuita, mas as pessoas podem colaborar doando 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Todos os anos, Santana de Parnaíba celebra o aniversário da cidade recebendo grandes artistas da música. Já fizeram parte dessa comemoração artistas como Luan Santana, João Bosco e Vinícius, Fernando e Sorocaba, Maria Cecília e Rodolfo e Matheus e Kauan. Nos últimos anos, a festa recebeu em média cerca de 20 mil pessoas, e a expectativa para este ano é ultrapassar essa marca.

Atrações Turísticas

Fundada em 14 de novembro de 1580 por Suzana Dias e seu filho André Fernandes, a cidade é um cartão postal para o turismo, pois possui o maior conjunto arquitetônico do Estado de São Paulo, com 209 edificações tombadas pelo Condephaat. Entre os imóveis tombados estão a Igreja Matriz Sant’Ana, a Sede Antiga da Câmara Municipal, o Museu Anhanguera, a Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo e o Centro de Memória e Integração Cultural Bertha de Moraes Nérici (Cemic).

As arquiteturas são de estilo colonial, um verdadeiro museu a céu aberto, com casas e sobrados em construções feitas com técnicas tradicionais, como taipa de pilão, pau a pique, seguidas de adobes e tijolos.

 Não é apenas a arquitetura que atrai os visitantes para Santana de Parnaíba; as tradicionais festas culturais e religiosas do município também reúnem milhares de turistas. Entre esses eventos, destaca-se o Drama da Paixão, o segundo maior espetáculo a céu aberto do Brasil, Santana de Parnaíba comemora 444 anos de história com show da dupla sertaneja Maiara e Maraisa realizado há mais de 27 anos na cidade; o Corpus Christi, uma tradição que perdura há mais de 60 anos no município, com a confecção de belos tapetes feitos de serragem, pétalas de flores e outros materiais.

A cidade também realiza o Carnaval de rua, que é aberto pelo bloco Grito da Noite ao som do samba de bumbo; o Encontro de Antigomobilismo, ocasião em que as ruas do Centro Histórico são ocupadas por centenas de veículos antigos. Também são atrativos da cidade a Folia de Reis, a Festa do Cururuquara, a Romaria do Suru e o Natal de Luz.

Outro destaque é a gastronomia local: há diversos restaurantes com culinária paulista, mineira, opções para veganos e vegetarianos, cantinas italianas, docerias, sorveterias, hamburguerias, padarias, pesqueiros, entre outros espaços.

Além de ser uma cidade turística, Santana de Parnaíba é referência em gestão pública no país e já ganhou diversas premiações. Só neste ano, conquistou mais uma vez o posto de cidade mais segura do Brasil, segundo o ranking Connected Smart Cities, elaborado pelo Urban Systems. Conquistou ainda o primeiro lugar no prêmio Anciti Awards 2024, da Bright Cities, que reconhece as cidades e iniciativas com o melhor desempenho na área de Tecnologia da Informação (TI), Transformação Digital (TD) e Inovação, e foi reconhecida também pelo prêmio InovaCidade 2024 pelo projeto Central Municipal de Indicadores.

Artigo anteriorCotia participa da Semana de Mobilização contra a Dengue
Próximo artigoUniverso da Hello Kitty é atração da Roda Rico nos feriados de novembro