Em 2020, Embu das Artes passou a integrar o mapa de mortes por desastres ambientais. Na ocasião, o deslizamento de terra causou a morte de 7 pessoas no Jd do Colégio e neste ano de 2022, 3 no Pinheirinho.

Foi neste contexto que a SEAE, instituição não governamental que atua em defesa do meio ambiente e melhorias na condição de vida numa região marcada por desigualdade social, desenvolveu o projeto Comunidec Sua Vida em Primeiro Lugar.

O objetivo do programa é levar a percepção de riscos às comunidades que sofrem com deslizamentos para prevenir mortes. Para isso, serão promovidos treinamentos para quatro comunidades, juntamente com a prefeitura de Embu das Artes com a equipe da Defesa Civil e dos funcionários dos CRAS locais. O bairro Jardim do Colégio já recebeu o treinamento; faltam Vista Alegre – Servidão, Pinheirinho e Dom José.

Estão sendo criados grupos de comunicação ativa, por meio do programa interno de voluntariado da Defesa Civil, que colocou em contato moradores e entidade para monitorarem diretamente as condições dos bairros em períodos de vulnerabilidade ambiental.

O Projeto foi implementado por meio do edital Fundo Casa Socioambiental que, dentre 300 projetos, selecionou 24 para serem financiados em todo o País, incluindo o Comunidec, desenvolvido pela SEAE.

Além do projeto Comunidec, em 2022 a SEAE lançou o seu novo site, buscando ampliar seu campo de atuação, promovendo ações e projetos para defesa do meio ambiente.

Sobre o Fundo Casa Socioambiental
O Fundo Casa Socioambiental é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que financia pequenos projetos, e fortalecimento de capacidades, para iniciativas socioambientais de ONGs e grupos comunitários na América do Sul. Nossa estratégia é o apoio a muitos projetos com pequenos valores ao invés de apoiar poucos projetos com grandes valores. Estes pequenos investimentos, aliados a uma visão integrada do território, geram impactos significativos e de forma distribuída. Em nossos 13 anos de atuação apoiamos mais de 1700 projetos em 10 países da região.

Sobre a SEAE
A SEAE atua desde 1972 no cinturão sudoeste de São Paulo (Cotia, Embu das Artes, Taboão, Itapecerica da Serra etc), promovendo ações e projetos para defesa do meio ambiente e melhorias na condição de vida da população mais vulnerável. A Sociedade Ecológica, no decorrer de suas cinco décadas de história, não apenas frustrou tentativas, como também conseguiu que decisões já tomadas fossem revogadas. Sua missão: estimular e ampliar os processos de transformação socioambiental dos municípios de Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra (cinturão sudoeste de São Paulo), atuando como representante da sociedade civil e promovendo ações sociais e educacionais em defesa da natureza e das pessoas.

Artigo anteriorSaúde mental: Cotia registra aumento de 262,5% em atendimentos nos CAPS
Próximo artigoBrasileira cria peeling orgânico minimamente invasivo