Semana Nacional de Trânsito é lembrada com ações de conscientização em Cotia

De acordo com a Setram, o objetivo da campanha é incentivar atitudes seguras no trânsito por parte de motoristas, motociclistas, passageiros e pedestres

Entre os dias 18 e 23 de setembro é realizada a Semana Nacional de Trânsito e, em Cotia, por conta da pandemia, as ações de conscientização acontecerão de forma virtual com peças informativas na página do Facebook da Prefeitura (facebook.com/prefeituradecotia). A iniciativa é da Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) que também conseguiu algumas parcerias com empresas que exibirão o conteúdo informativo em telões instalados em diversos pontos da cidade.

A Semana Nacional de Trânsito foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, para promover um trânsito mais seguro, por meio de orientação de condutores, ciclistas e pedestres.

Mais de 30% das infrações afetam a segurança direta dos usuários da via

Um levantamento da Setram mostrou que, nos últimos doze meses, das 10.240 penalidades de trânsito cometidas no município de Cotia, 31,2% corresponderam a situações que colocam em risco diretamente a segurança dos usuários da via. Entre elas: condutor e passageiro sem cinto de segurança, dirigir sem atenção e os cuidados indispensáveis à segurança, estacionar sobre a faixa destinada a pedestres, transitar com veículo em calçadas e ou/passeios, conduzir motocicleta ou motoneta sem capacete, não dar a preferência para pedestre portador de deficiência física/criança/idoso/gestante, entre outras.

Artigo anteriorEquipe de Alphaville é vice-campeã na T1 Brasil e campeã nos quadris no Sertões
Próximo artigoEscola de Cotia inicia Projeto Reflexão e Ação