SESI Cotia recebe palestra sobre brasilidade na literatura de fantasia com o escritor Felipe Tazzo

Evento aborda como Tolkien e Monteiro Lobato moldaram, de formas diferentes, a fantasia em suas culturas e o reflexo disso os dias atuais

Na próxima terça-feira, 30, às 14h, o SESI Cotia recebe a palestra “Elementos da Brasilidade na Literatura de Fantasia”, com o escritor Felipe Tazzo. A atividade, gratuita e aberta ao público, propõe uma reflexão sobre como a fantasia literária se desenvolveu em diferentes culturas, e por que, no Brasil, o folclore ainda é visto como algo infantil.

Na palestra, Tazzo explora como o escritor britânico J.R.R. Tolkien foi responsável por estabelecer o “kit básico” da fantasia medieval moderna ao reunir elementos do folclore europeu, como elfos, trolls, magos e gigantes na construção de suas obras. “Tolkien criou as bases fundamentais do que seria a fantasia medieval para o resto da eternidade. Todo mundo que escreve fantasia hoje ainda se inspira nele, direta ou indiretamente”, explica o autor.

 

Quase na mesma época, aqui no Brasil, Monteiro Lobato fazia um movimento semelhante ao incorporar personagens do folclore nacional em sua obra, especialmente de histórias indígenas, como a Cuca, o Saci e o Curupira. No entanto, ao direcionar sua obra para o público infantil, como é o caso do Sítio do Picapau Amarelo, acabou colaborando para que o folclore brasileiro fosse, até hoje, associado principalmente à infância.

“Apesar desta associação de folclore com algo relacionado à infância, os personagens são muitas vezes perigosos, em alguns casos seres assassinos. Mas, por terem sido apresentados num contexto infantil, acabaram sendo vistos como coisa de criança. Já o folclore europeu virou base da fantasia adulta”, diz Tazzo.

A palestra convida o público a repensar o lugar do imaginário brasileiro na literatura fantástica contemporânea, explorando como autores atuais podem resgatar e reinventar a mitologia nacional com a mesma profundidade e maturidade com que se trata a fantasia estrangeira.

Sobre Felipe Tazzo – Nascido em Campinas e formado em publicidade, Felipe Tazzo é fotógrafo, escritor e pai da Clarice. Lançou sua primeira obra, O livro das coisas que acontecem por aí, em 2007, com 18 contos curtos escritos a partir de uma cuidadosa observação da vida boêmia de sua cidade natal. Em 2010, estreou no gênero romance, com Perdeu, Playboy. Em 2018, lançou Como Perder uma Alice, e em 2022 a obra Botão Vermelho. No universo HQ, foi roteirista de diversos títulos, entre eles Cozinha Monstro, obra que mistura folclore, horror e culinária em um restaurante que serve refinadas versões de medos, paixões, criaturas mágicas e tudo o mais que mora em nossas fantasias.

Serviço:

Palestra “Elementos da Brasilidade na Literatura de Fantasia
Data: 30 de setembro
Horário: 14h
Local: Sesi Cotia – Rua Mesopotâmia, 300 – Jardim Passárgada
Evento gratuito e aberto ao público

Artigo anteriorShopping Granja Vianna realiza 3° encontro de lendas com carros clássicos e modificados
Próximo artigoComunicado sobre a suspensão das aulas em duas unidades escolares até terça-feira (30/09/25)