Tempo muda em SP no fim de semana

O calor a mais desta sexta-feira é um dos indícios da nova frente fria que se aproxima. O sistema já provoca chuva e queda da temperatura em várias áreas dos estados da Região Sul do Brasil e de Mato Grosso do Sul, e avança para o estado de São Paulo.

São Paulo esquentou e a madrugada do primeiro dia de junho de 2018 foi a menos fria em 13 dias. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima no Mirante de Santana nesta sexta-feira foi de 15,2°C. Foi a maior mínima na capital paulista desde o dia 19 de maio, quando a temperatura mínima foi de 15,7°C.
Além do sol forte, a elevação da temperatura está relacionada com a presença de ventos quentes, vindos do Norte e do Nordeste do Brasil, que hoje predominam sobre o estado de São Paulo. A tarde desta sexta-feira será mais quente do que nos últimos dias, com aumento da nebulosidade, mas por enquanto a chance e alguma chuva no estado é remota.
Há uma pequena possibilidade de chover na região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do estado. Na Grande São Paulo e nas outras regiões paulistas, o dia segue com tempo seco, apesar da maior quantidade de nuvens em relação aos últimos dias, especialmente durante a tarde e à noite. Diferente dos últimos dias, a noite desta sexta-feira também será menos fria.
O calor a mais desta sexta-feira é um dos indícios da nova frente fria que se aproxima. O sistema já provoca chuva e queda da temperatura em várias áreas dos estados da Região Sul do Brasil e de Mato Grosso do Sul, e avança para o estado de São Paulo.

Sábado com mudança no tempo
A nova frente fria passa por São Paulo neste sábado e há previsão de pancadas de chuva com raios no oeste, centro, sul e leste do estado. A divisa com o Paraná poderá ter chuva já pela manhã, mas de forma geral, as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite. Não há previsão de chuva para o norte do estado. Deve chover durante a tarde e à noite na Grande São Paulo e pelo litoral.
Não deve chover de forma generalizada e nem há expectativa de muita chuva para o estado de São Paulo, mas a nebulosidade vai aumentar bastante e começa esconder o sol. Além disso, as rajadas de vento podem ser moderadas a fortes. A temperatura não cai muito ainda em e a sensação de calor até predomina. Confira os detalhes do tempo para os próximos dias.

Domingo frio no leste de SP
No leste de São Paulo, o tempo fecha de vez no domingo, 3 de junho. O feriadão termina nublado, com chuva e temperatura baixa na Grande São Paulo, no litoral, no Vale do Ribeira, no Vale do Paraíba e na região de Campos do Jordão. A chuva não vai causar transtornos, mas sem o sol e com os ventos frios de origem polar soprando constantes, a temperatura cai muito nestas regiões em relação aos últimos dias. A sensação será de frio.
Nas outras regiões do estado, o ar polar também será sentido e há previsão de queda da temperatura, mas que não será tão acentuada como ocorreu entre os dias 19 e 22 de maio.
No centro-sul de São Paulo, onde estão, por exemplo, a região de Sorocaba, deCampinas, Avaré e Bragança Paulista, o domingo terá temperatura amena, muitas nuvens e a aberturas de sol, mas a chance de chuva é baixa. A sensação será de um pouco de frio.
No litoral, além do tempo chuvoso, o mar fica agitado no decorrer do domingo, até com risco de ressaca à noite. A agitação no mar continua na segunda-feira e pode ter ressaca.

Artigo anteriorAqueça o inverno de quem mais precisa
Próximo artigoRoteiro pela Estrada Velha de Santos