Transporte público de SP deve parar nesta sexta-feira em apoio à greve

Sindicatos do Metrô, da CPTM e dos motoristas de ônibus já comunicaram que vão apoiar a greve, organizada em protesto à Reforma da Previdência, defendida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL)

Os sindicatos do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e dos motoristas de ônibus anunciaram, nesta segunda-feira (10), que vão apoiar a greve marcada para esta sexta-feira (14). O movimento é organizado em protesto à Reforma da Previdência, defendida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Segundo os dirigentes de dez centrais sindicais, na capital paulista, motoristas dos ônibus das linhas municipais e intermunicipais e as linhas 1-Azul, 2-Vermelha e 3-Verde do Metrô de São Paulo vão interromper suas atividades a partir da 0h de sexta-feira. Cinco das sete linhas da CPTM também devem parar: 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade; além do monotrilho, linha 15-Prata.
“A reforma altera pontos importantes como o fim da aposentadoria por tempo de contribuição, obrigatoriedade de idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulher, aumento de tempo mínimo de contribuição”, afirma o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, em nota. “São pontos dos quais a categoria discorda.”
Segundo os sindicatos, há negociações com os trabalhadores dos aeroportos do Estado e com os funcionários do Porto de Santos, maior ponto de escoamento de cargas do Brasil e maior complexo portuário da América Latina.
O Sindicato dos Professores de São Paulo (Sindpro-SP) também comunicou que se juntará à greve geral. “Vamos parar contra a reforma de Bolsonaro, que corta direitos, aumenta as contribuições e os anos de trabalho obrigatório”, diz o texto divulgado no site da entidade. “Vamos parar em defesa da educação, contra a política predatória e violenta do governo Bolsonaro.”
Por José Rossi Neto
Com informações do jornal Brasil de Fato
 
 

Artigo anteriorCartórios eleitorais de Osasco farão plantão da Biometria neste sábado
Próximo artigoObras da artista cotiana Rosi Araújo estão em exposição na Biblioteca Batista Cepelos