O município de Cotia contabiliza 775 notificações de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, sendo 96 casos confirmados, 293 descartados e 253 ainda em análise. Destes, 81 pacientes estão internados, enquanto 92 já tiveram alta hospitalar. Nove óbitos foram confirmados e 18 seguem em análise. Estes dados foram apresentados ontem (21/04) pela Prefeitura de Cotia.

Em live no Facebook, o prefeito Rogério Franco ainda informou: “o Hospital de Cotia está com 100% dos leitos de UTI ocupados e 70% dos leitos clínicos”. Já o Centro de Combate ao Coronavírus, ou Hospital de Campanha, instalado ao lado do Terminal Rodoviário de Cotia, prestou 556 atendimentos em duas semanas de funcionamento. “Gostaria de agradecer a todos os profissionais da Saúde que estão lá trabalhando no nosso centro de combate, que está sendo uma referência. Há pessoas vindos de outros locais para saber como é funciona para poder implantar na sua cidade”, comentou o prefeito.

Ressaltando que a prioridade, nesse momento, é salvar vidas e “vamos concentrar esforços nisso”, ressaltou, algumas obras já foram suspensas em Cotia, muitas já licitadas e com início previsto. “Todos os projetos não essenciais para a saúde, neste momento de pandemia, foram parcialmente suspensos”, disse em nota a Prefeitura, confirmando o que Rogério Franco já havia dito em seus pronunciamentos.

O uso de máscara passará a ser obrigatório na cidade. Um decreto deverá ser baixado na semana que vem, assim que máscaras forem adquiridas pela Prefeitura. “Veremos a forma de aquisição dessas máscaras e distribuição para a população para que, a partir da semana que vem, possamos passar esse decreto de obrigatoriedade para que as pessoas possam sair das suas casas com a máscara, que é fundamental nesse momento”, disse.

A vizinha Vargem Grande Paulista também adotou o uso obrigatório de máscaras para clientes, funcionários e prestadores de serviços no interior dos estabelecimentos comerciais considerados de funcionamento essencial, além de motoristas de ônibus, de táxi ou de aplicativos, sob pena de multa e/ou cassação da licença para trabalhar.

Finalizando, o prefeito Rogério Franco fez questão de ressaltar o isolamento social. “Se nós não tivermos o isolamento social, não teremos atendimento para todas as pessoas e nós não podemos passar por isso. Por isso, dedicamos todos os nossos esforços e todas as verbas municipais à disposição do da Saúde na cidade de Cotia”, concluiu.

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorCotia disponibiliza serviço por meio de APP para emissão de 2ª via de taxas e impostos
Próximo artigoDia do Churrasco: Dicas para preparar o seu