Veja dicas para efetuar a limpeza da caixa d’água

Com a normalização do abastecimento, a primeira leva de água que chega às casas geralmente apresenta um pouco de sujeira dos canos

Com tubulações vazias, devido ao desabastecimento nas regiões atingidas pela lama de Mariana, são necessários cuidados especiais para a limpeza das caixas d’água.

Com a normalização do abastecimento, a primeira leva de água que chega às casas geralmente apresenta um pouco de sujeira dos canos que ficaram parados por algum período.

“O ideal é aproveitar essa água para fazer a limpeza da caixa d’água, que também deve ter acumulado resíduos durante a interrupção do abastecimento, e deixá-la pronta para o uso”, recomenda o especialista em hidráulica, Paulo Censi.

Ele indica os passos de como fazer a limpeza e desinfecção adequada da caixa d’água:

1-     Feche o registro e esvazie a caixa d’água abrindo torneiras e dando descargas.

2-     Feche a saída quando a caixa estiver quase vazia. Aproveite essa água para fazer a limpeza do reservatório, evitando que a sujeira não desça pelo cano.

3-     Utilize panos, escova macia ou esponja para esfregar as paredes e o fundo da caixa. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.

4-     Use balde e panos para retirar a água suja que restou da limpeza.

5-     Com a caixa limpa, deixe entrar água até encher e adicione um litro de água sanitária para cada mil litros de água.

6-     Aguarde por duas horas para efetuar a desinfecção do reservatório.

7-     Esvazie a caixa. Esta água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações e da residência.

8-     Para finalizar, tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.

9-     Não se esqueça de anotar a data da limpeza do lado de fora da caixa para lembrar quando será necessária a próxima.

10- Finalmente abra a entrada de água.

Paulo Censi lembra ainda que é importante deixar correr a água depois da caixa limpa até que a água apresente um aspecto límpido. Em tempos de economia de água, uma dica é instalar produtos que ajudem neste quesito em torneiras, chuveiros e descargas, que chegam a diminuir o desperdício em até 50%. “Para torneiras e chuveiros a dica é fazer a instalação de redutores de vazão e para as descargas, a alternativa é utilizar mecanismos com duplo acionamento, que podem substituir sistemas antigos de maneira fácil e rápida”, recomenda o especialista.

Artigo anteriorCotia tem cursos de geração de trabalho e renda
Próximo artigoEspaço Viver a Vida reúne idosos no Baile de Natal