No sábado (1º de fevereiro), a partir das 15h, acontece mais uma edição da tradicional Festa dos Santos Reis, o Encontro da Folia de Reis de Cotia, na rua Bagé, 112, com acesso pela estrada do Capuava. O evento é gratuito e aberto para todas as idades. A festa é realizada pela Folia de Reis Mário Soares e conta com o apoio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia.
A comemoração é uma homenagem aos três Reis Magos, anunciadores do nascimento do Menino Jesus, que o visitaram no dia 6 de janeiro seguinte ao Seu nascimento. Na edição deste ano, estão confirmadas as participações da Folia de Reis de Tapir (de Minas Gerais), Folia de Reis Morenos da Lua (de Magda, interior de São Paulo), Du Catira (Itapevi), Folia de Todos os Santos (de Osasco) e a Congada de São Benedito (de Cotia).

A Folia de Reis em Cotia remonta ao ano de 1965 quando Antônio Landi criou o primeiro grupo da cidade e, em 1971, Mário Soares realizou a primeira Festa de Reis do município. A festa deixou de acontecer de 2012 a 2018 e, em 2019, seu filho, Benedito Soares, retomou a tradição do Encontro de Folia de Reis de Cotia.

“Este evento marca a luta de resistência por uma cultura, por uma tradição. É o resgate de um importante evento que, com certeza, enriquece a manifestação cultural em nossa cidade”, disse Gilmar de Almeida, Gestor de Cultura de Cotia.

O evento começa às 15h e os participantes serão recebidos com um café da tarde, na sequência todos acompanham a chegada das folias e a apresentação da Congada de São Benedito, que promete abrilhantar ainda mais a festa. As folias passarão nas casas levando muita música e alegria, passagem dos arcos com apresentação das folias e reverência na capela. A festa termina com um jantar que será servido para os participantes.

Serviço

Encontro de Folias de Reis
Data: 1 de fevereiro
Horário: a partir das 15h
Local: Rua Bagé, nº112; Estrada do Capuava, com acesso pelo bolsão do Residencial Algarve
Recepção com café da tarde e encerramento com jantar
Entrada gratuita

Programação: início 15h
Chegada das folias
Apresentação da Congada de São Benedito
Visita às casas
Santo Terço
Passagem dos arcos com apresentação das folias
Reverência na Capela
Encerramento com jantar

Artigo anteriorTemplo Zu Lai celebra a chegada do tradicional Ano Novo Chinês
Próximo artigoComo dormir melhor quando se tem refluxo?