Uma pitoresca e colorida vila de pescadores às margens do Atlântico que se transformou em um dos destinos mais sofisticados e visitados de Portugal. Conhecida como a Riviera Portuguesa ou o Sunset da Europa, a vila de Cascais é mesmo charmosa com suas ruelas tranquilas, seus belos palacetes de frente para o mar ou até mesmo com os barquinhos coloridos encostados à beira-mar.
Há três anos, a granjeira Micky Woolf mudou-se para esta cidade que fica a 33km de Lisboa. Foi atraída pelo “visual da cidade, o jeito que o prefeito cuida de todos, a tranquilidade de poder sair de casa sem nenhum medo de ser assaltada e as muitas coisas para curtir”, explica.
Com a pandemia, as ruas de Cascais, habitualmente cheias de turistas, estão agora vazias. “Estamos em isolamento voluntário, sem sair de casa a não ser para compras no supermercado e na farmácia. Passeios, só se tiver um pet e na distância de 1km de sua residência. Restaurantes e comércio local fechados, apenas os serviços essenciais abertos”, comenta.
Para ocupar o tempo, Micky faz ginástica pelo YouTube, joga alguns jogos, limpa a casa, assiste Netflix… “e assim o dia passa”, enumera. Ela faz questão de ressaltar que a grande maioria da população respeitou as determinações. “Por isso, os números em Portugal são os menores da Europa”, completa.

Sim, de fato, Portugal foi um dos países que melhor conseguiu controlar a propagação do coronavírus na região. Em razão disso, desde o dia 3 de maio, o país entrou em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março. Esta nova fase de combate à Covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.
Se tudo correr bem, a segunda fase começa no dia 18 de maio, com a reabertura de lojas de rua de até 400m², restaurantes com lotação limitada e de parte do sistema escolar.
A última fase está prevista para o início de junho, quando os shoppings e centros comerciais poderão reabrir, assim como cinemas e teatros (desde que com lugares marcados e distanciamento social) e a maioria das escolas. O Campeonato Português deverá ser retomado nessa época, com estádios vazios.
Cascais, onde Micky mora, reabriu praias, parques, jardins e o paredão há alguns dias, mas com novas regras de utilização “para a proteção de todos”. Marina de Cascais e Aeródromo de Cascais também estão retomando suas atividades.


O município português anunciou que irá propor testes gratuitos para detectar o coronavírus em seus 214.000 habitantes. O local, altamente dependente do turismo, espera “dar confiança aos visitantes estrangeiros para reativar a economia da região”, explicou o prefeito Carlos Carreiras, ao apresentar a iniciativa. Essa operação, que começará na próxima quarta-feira (20/05), será realizada voluntariamente nos 18 laboratórios pertencentes a duas empresas privadas. Com isso, o município de Cascais se tornará “um dos primeiros do mundo a testar toda a sua população”, afirmou ele em comunicado.
Aos poucos, a vida vai voltando à normalidade. Ou tentando voltar. “A vida está diferente e acho que não será mais a mesma. Vida social? Sem abraços e beijos, sem reuniões com amigos… triste realidade. Máscaras, viseiras, distanciamento social, já são parte da nossa rotina, até que tenhamos tratamento e vacina”, comenta. “Quando tudo isso passar, espero que a gente tenha aprendido uma coisa essencial: a natureza nos colocou um breque e nos isolou para que a deixássemos se recompor. E ela se refez lindamente. Não vamos estragar de novo! Menos consumismo de toda a espécie”, finaliza.
Por Juliana Martins Machado