Ação integrada de Cotia reforça a fiscalização em estabelecimentos comerciais

Força-tarefa conta com a participação da Guarda Civil, da Secretaria de Indústria e Comércio e da Vigilância Sanitária

Cotia intensificou a fiscalização nos estabelecimentos comerciais e empresas do município com vistas ao cumprimento de decretos estaduais e municipais que tratam sobre a retomada da atividade econômica, da abertura de comércios, empresas, prestadores de serviços, academias, entre outros, durante a quarentena imposta por conta da pandemia do novo coronavírus. Nesta semana, diversos estabelecimentos foram visitados por uma equipe que contou com a participação das Secretarias de Indústria e Comércio, de Segurança, Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.

Durante as abordagens os agentes de segurança, saúde e fiscais percorreram a cidade para verificar se os estabelecimentos estão cumprindo a limitação no número de pessoas para atendimento presencial, horário de funcionamento, além de fiscalizar a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes compartilhados e disponibilização de álcool gel. De acordo com o Secretário Interino de Indústria e Comércio, Moisés Cabrera, nenhum estabelecimento foi multado, no entanto, alguns precisaram ser notificados e todos receberam orientações.

Em Cotia, o Decreto 8721/2020 instituiu o Plano Retoma Cotia e, de forma gradual e em consonância com o Plano SP, do Governo do Estado, tem flexibilizado a quarentena com regras claras para o funcionamento seguro de cada estabelecimento.

O Secretário Moisés Cabrera enfatizou que o objetivo não é multar ou fechar estabelecimentos e sim salvar vidas. “Destes estabelecimentos vêm o pão de cada dia para muitas famílias, mas precisamos atuar no sentido de limitar possíveis causas de disseminação do vírus. Estamos unindo forças para vencer este inimigo invisível que pode ser fatal”, destacou.

Artigo anteriorDia Mundial da Hepatite reforça campanha Julho Amarelo em Cotia
Próximo artigo#TamoJuntoComAmor leva palavras de apoio aos pacientes com Covid-19 e familiares