Alunos da rede municipal de Itapevi vão receber merenda vegetariana às segundas-feiras

Inédito na região, projeto 'Segunda Verde' será implementado a partir de agosto. Sem custos para o município, a iniciativa beneficiará todos 29,5 mil alunos da rede municipal.

A partir do dia 5 de agosto, os estudantes de Itapevi terão uma novidade nas merendas: o projeto Segunda Verde, que substituirá, todas as segundas-feiras, os alimentos de origem animal por vegetais nas refeições dos alunos.
Itapevi será o primeiro município da Região Oeste a implementar a iniciativa, que tem como objetivo estimular e desenvolvimento de hábitos saudáveis por meio de uma alimentação balanceada e nutritiva.
“Faremos uma adaptação nos cardápios da merenda escolar nos horários do café, almoço, lanche da tarde e jantar”, explica Lucianna Petrosino Felix, coordenadora da empresa RC Nutry, responsável pela distribuição das refeições nas escolas.
Sem custos para o município, a iniciativa beneficiará todos 29,5 mil alunos da rede municipal.
“Os benefícios de uma alimentação vegetariana contribuem para a diminuição do risco de diabetes, infarto, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de auxiliar no controle de peso”, disse Ana Cristina Chaluppe, nutricionista da Prefeitura.
A ONG Sociedade Vegetariana Brasileira dará auxílio à ação, sugerindo alternativas de alimentos a serem incluídos no cardápio para a equipe de nutricionistas responsável pela merenda.
Diálogo
Nos dias 22 e 23 de julho, 200 profissionais responsáveis pela elaboração das merendas receberão orientações sobre a forma de preparo das novas refeições – que começarão a ser servidas entre agosto e setembro, após a volta às aulas.
A partir daí, uma equipe de nutricionistas promoverá uma série de conversas nas escolas da rede para falar sobre a importância de se adotar a uma “alimentação verde”. O diálogo envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo pais, alunos e professores.
Refeições
A Prefeitura de Itapevi fornece cerca de 60 mil refeições diariamente, entre café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de jantar e ceia para os matriculados nas creches noturnas.
A alimentação diária é oferecida a todos os alunos da rede municipal de ensino, desde as crianças do berçário até os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O cardápio semanal, balanceado e controlado por nutricionistas, oferece bebida láctea, achocolatado, biscoitos, sucos, iogurte, pão integral, geleia, margarina, requeijão, arroz, feijão, macarrão, carne bovina, frango, peixe, ovos, verduras e legumes, utilizados em diferentes receitas, bolo e frutas da estação.
Merenda reforçada
O Sexta Feliz é um programa destinado a complementar a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino, beneficiando mais de 25 mil crianças.
O programa distribui um lanche extra, às sextas-feiras, na saída da escola, complementar à merenda que já é servida para todos os estudantes da rede municipal.
São cinco combinações diferentes, que variam a cada sexta-feira, e incluem suco, achocolatado, frutas, lanches, bolo biscoitos.
O alimento entregue às crianças possui a quantidade de nutrientes correspondente a um lanche da tarde, com cerca de 150kcal.

Artigo anteriorEm Carapicuíba, curso socioambiental traz o tema "Ervas Medicinais"
Próximo artigoFalta pouco para Cotia atingir a meta de vacinação contra a febre amarela