O município de Carapicuíba lidera os casos de dengue na região. De janeiro a agosto deste ano, já foram confirmados 1.016 casos, mais que o dobro de Osasco, que teve 489, ficando em segundo lugar. Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de SP, levantados pela Circuito nesta quinta-feira (3).
As outras cidades da região tiveram, juntas, 322 casos de dengue confirmados no mesmo período – Cotia 67, Itapevi 29, Barueri 97, Jandira 39, Santana de Parnaíba 87 e Vargem Grande 3.
Em Carapicuíba, dos 1.016 casos até agosto, 946 foram autóctones – contraídos na própria região – e 70 trazidos de fora. Só no mês de abril, houve o registro de mais da metade dos casos, foram 525 ao todo, segundo a vigilância.
E foi no mês de abril que a reportagem da Circuito relatou o caso de Daniele Piovesan, moradora do condomínio Chácara Granja Velha, que fica na divisa de Cotia e Carapicuíba. Ela, o genro e sua filha tiveram dengue.
Em março, a Circuito publicou com exclusividade uma matéria sobre um outro residencial, também localizado entre os municípios de Cotia e Carapicuíba, em que foram registrados oito casos de dengue. As prefeituras de Cotia e Carapicuíba negaram, na ocasião.
Na época, a Prefeitura de Carapicuíba chegou a soltar uma nota sobre uma ‘estratégia de combate à dengue’ na região. De acordo com o Executivo, equipes de saúde estariam realizando mutirões nos bairros da cidade.
O governo municipal passou também a oferecer assistência médica direcionada a esses pacientes, por meio de novos polos de diagnóstico: UBS Central, UBS Florispina de Carvalho, UBS Adauto Ribeiro, UBS Ana Estela e Policlínica. Outra medida adotada, de acordo com o governo, é a extensão do Pronto Atendimento Vila Dirce.
Questionada para saber se essas ações e esses atendimentos continuam no município, a prefeitura não respondeu até o fechamento desta matéria.
Por José Rossi Neto
Carapicuíba registra mais de mil casos de dengue em oito meses
O município registrou o maior número de casos na região. Foram 1.016, mais do que o dobro em Osasco, que teve 489 casos. Os dados, referentes de janeiro a agosto deste ano, são do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de SP















