Cargos para profissionais de nível técnico foram os que mais que cresceram na região

De acordo com levantamento realizado pela Catho, entre 2018 e 2019, o número de vagas para esse nível hierárquico aumentou 41% em Cotia.

Com meses consecutivos de crescimento em abertura de vagas, o ano de 2019 tem se mantido otimista em relação à geração de emprego e renda. Segundo dados regionais levantados pela Catho, na região de Cotia, cargos para profissionais de nível técnico foram os que mais tiveram aumento, totalizando 41%. Dentre os outros níveis hierárquicos com crescimento, destacam-se os cargos para profissionais graduados (33%) e analistas (18%).
Para Rafael Stille, diretor de estratégia da Catho, esse crescimento se atribui a uma maior necessidade por parte das empresas da região em buscar profissionais mais especializados. “Identificamos um aumento nas oportunidades em empresas de Cotia que comprova a necessidade por profissionais mais especializados, principalmente para suprir demandas mais específicas como é o caso da área de Tecnologia da Informação que cresceu 39% em vagas contra o ano anterior”, afirma o profissional.
Os dados também reforçam outro ponto, a importância da qualificação no currículo profissional, ou seja, para conseguir se destacar no mercado, o candidato precisa ser cada vez mais completo, principalmente para aqueles que almejam cargos de gestão, onde o conhecimento específico em liderar, treinar pessoas e engajar a equipe é indispensável. Ainda segundo a pesquisa, os cargos de gestão foram os que mais obtiveram crescimento, totalizando 11%. Vagas de coordenação (29%) e supervisão (28%) são as que mais se destacam.
Mais do que que a aquisição de um diploma, recrutadores têm identificado diversas carências na hora de contratação, é o que um aponta um outro levantamento, desta vez, conduzido pela Catho Educação. Segundo o estudo, realizado com mais de 230 recrutadores, vendas (26%), análise de dados (26%) e excel (23%) são as certificações que mais fazem falta nos profissionais.
A pesquisa ainda identificou outros requisitos durante o processo e seleção de candidatos, tais como comunicação e escrita (23%), estratégia (19%), curso técnico (15%) e conhecimento em um segundo idioma (9%).
“Para aqueles que estão focados em criar uma carreira sólida e crescer enquanto profissional, as especializações como graduação, pós e MBA são indispensáveis. Mas para além disso, invista em cursos de curta duração online ou presencial, participe de seminários, workshops, busque um segundo ou terceiro idioma. Invista na carreira!”, afirma Stille.
Crescimento anual
Dados recentes divulgados pela Catho também reforçam o crescimento da região de Cotia. Segundo o estudo, as cidades de Cotia, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Embu das Artes cresceram 7% em vagas no último ano. Dente as oportunidades de região, destacam-se as áreas de finanças (54%), administração (45%), TI/Engenharia de Computação (39%), comercial /vendas(17%) e logistica/suprimentos (16%).
Atualmente, a região de Cotia possui mais de 2,8 mil vagas na plataforma de recrutamento da Catho, com salários que variam entre R$ 2 mil e R$ 6 mil.

Artigo anteriorPrefeitura de Cotia estreia novo portal institucional com acessibilidade
Próximo artigoGoverno de SP inaugura MIS Experience com exposição sobre Da Vinci