Casamentos x quarentena: veja o que fazer para manter um relacionamento saudável na nova rotina

Especialista em relacionamentos explica porque o mais importante agora é a atenção que se dá ao parceiro(a)

Em tempos de Coronavírus e a quarentena orientada pelos órgãos de saúde nacionais e internacionais, a convivência entre os casais pode ser posta em cheque. Paciência e tolerância são testados diariamente, além dos demais desafios que a nova rotina provoca. Mas é possível manter um relacionamento saudável em meio a tudo isso? Segundo Rafael Cobra, palestrante e produtor de conteúdo digital com 36 mil seguidores no Instagram, sim.

“Não tem novas dicas para a quarentena em si, já que o relacionamento precisa ser cuidado diariamente, independente dos fatores externos. Acredito que atenção é nosso bem mais valioso, apesar da maioria da pessoas considerar o tempo como maior ativo. Isso porque o tempo sem atenção não é nada, simplesmente se esvai por entre os dedos”, explica ele, que criou o Método Cobra com o objetivo de fornecer ferramentas para a conquista de objetivos e transformação de comportamentos.

Algumas coisas que podem ajudar são: criar uma rotina; fazer novos acordos para esse período, definir o local de trabalho de cada um (caso estejam os dois de home office), redividir as tarefas domésticas e também dividir o tempo com os filhos (se tiverem); fazer exercício físico nunca foi tão importante, pois ajuda muito na saúde mental; buscar solução ao invés de apontar culpados diante de problemas; criatividade; e finalmente rever hábitos, pois é um momento de amplificadores ligados e as sensações/emoções estão a todo vapor.

“Além dos principais pontos para um relacionamento saudável, que são o amor, o respeito, comunicação, tempo de qualidade e empatia. Ter a habilidade de se colocar no lugar do outro é extremamente importante para uma comunicação eficaz, pois permite uma troca verdadeira na relação”, aponta Cobra.
Artigo anterior5 aplicativos para quem precisa iniciar os cuidados com a saúde mental
Próximo artigoEducação à Distância nas Escolas Municipais de Cotia