Evento chega pela primeira vez nessas cidades, oferecendo no final de semana de 12 a 14 de maio diferentes ações de música, dança, teatro, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologia dos roteiros 3 e 4 do Circuito. Praças, ruas e outros espaços serão palco de espetáculos e intervenções artísticas gratuitas e livres para todos os públicos.
Entre os destaques da programação que ficam sob responsabilidade do Sesc Osasco, a Orquestra Frevo Capibaribe, patrimônio imaterial da humanidade, faz show em Francisco Morato, Franco da Rocha e Santana de Parnaíba.
Nessas cidades também irá passar a trupe circense Coletivo Nopok, com o espetáculo Carrilhão. Trata-se de um trabalho onde mercadores de diferentes épocas e lugares do planeta ganham vida no espetáculo cheio de acrobacias e truques de equilíbrio.
O público também vai dançar junto com estrelas de cinema na instalação interativa Cine Dance!, que irá fornecer figurino e fones de ouvido e exibir trechos de filmes famosos, como Dirty Dancing: Ritmo Quente e Saturday Night Fever: Os Embalos de Sábado à Noite.
No mesmo fim de semana, as cidades de Caieiras, Itapevi e Araçariguama recebem a banda Trupe Chá de Bolso, que faz a trilha sonora ao vivo para o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971). É para relembrar a emoção de quando a trilha musical era tocada ao vivo nos cinemas.
A intervenção poética-literária Travessias de Rosa a Candido, do Grupo Flor de Chita, leva à região textos, causos e canções inspirados nas obras do escritor Guimarães Rosa e do crítico literário Antônio Candido.
O espetáculo circense Irmãos Zíngaros, da Cia. Circo Delírio também passa pelas três cidades. Aqui, a referência é o universo de artistas itinerantes, explorando a comédia física, o humor ácido e a participação do público no palco,.
Realizado pelo Sesc São Paulo até 14 de maio de 2017, o Circuito Sesc de Artes itinera por 118 cidades (quatro a mais que no ano passado) do interior, litoral e Grande São Paulo.
A capital recebe o Circuito pelo terceiro ano consecutivo. Gratuita em todas as cidades, a programação envolve 80 trabalhos artísticos com 529 artistas em 882 apresentações, sempre de sexta a domingo. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais.
Circuito Sesc de Artes na Internet – o site oficial será diariamente atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas, destaques da programação e personalidades de cada cidade envolvida na programação. Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes e conferir estes conteúdos. Aqui, encontra-se também a grade de toda programação.
Circuito Sesc De Artes Em Araçariguama, Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi e Santana de Parnaíba
Programação Completa na Região
Roteiro 3
Francisco Morato | 12 de maio, sexta, das 16h às 21h30
Calçadão do Centro Comercial – Rua Gerônimo Caetano Garcia (Estação Francisco Morato)
Franco da Rocha | 13 de maio, sábado, das 16h às 21h30
Praça Caieiras – Rua Dona Amália Sestini (ao lado da Estação Franco da Rocha da CPTM)
Santana de Parnaíba | 14 de maio, domingo, das 16h às 21h30
Praça da Igreja Matriz Paróquia de Sant’Ana.
Artes Visuais
Sticker Art: Adesivos Personalizados
Coletivo SHN (SP)
O coletivo, que soma quase 20 anos de produção de stickers e arte de rua, transmitirá sua experiência ao público. Serigrafia, carimbo, desenho e colagem são algumas das técnicas simples e acessíveis que os participantes poderão usar para desenvolver suas próprias etiquetas adesivas.
Cinema
Cine Dance! (SP)
Nesta instalação interativa, o público apropria-se de coreografias icônicas do cinema. Munidos de figurino e fones de ouvido, os participantes dançam guiados por cenas como os clássicos passos de Gene Kelly na chuva, de Singin’ In The Rain, ou a dança imperdível de Jennifer Grey e Patrick Swayze em Dirty Dancing.
Literatura
Polaroide Poética
Renan Inquérito e Marcio Salata (SP)
O público é convidado a escrever seus próprios poemas, manipulando palavras que autores como Manoel de Barros, Alice Ruiz e Sérgio Vaz já usaram em suas. Depois de fixar as palavras em um quadro metálico, o escritor participante é fotografado com sua produção e leva a imagem para casa.
Dança
Yebo
Gumboot Dance Brasil (SP)
A batida de botas de borracha no solo deu origem ao gumboot, dança popular criada pelos trabalhadores das minas de ouro e carvão da África do Sul no século XIX. Neste espetáculo, bailarinos apresentam a dança, que faz uso da base rítmica, da percussão corporal e do canto.
Teatro
Homem da Silva
Sérgio Pardal (SP)
Esta tragédia contemporânea pondera sobre o homem e suas escolhas, tratando de decisões tomadas em situações-limite. Da Silva depara-se com uma proposta de emprego inacreditável, absurda. Ninguém aceitaria, mas ele tinha como meta o trabalho e o sustento da família e foi em frente, questionando sua própria dignidade. Denso e intimista, o espetáculo é um convite à reflexão.
Circo
Carrilhão
Coletivo Nopok (RJ)
Mercadores de diferentes épocas e lugares do planeta ganham vida no espetáculo cheio de acrobacias e truques de equilíbrio. Os vários personagens exploram questões como a paixão pela prosa, a simpatia do mascate e aquilo que está em jogo em uma negociação: produtos, mas também palavras e ações.
Música
Orquestra Frevo Capibaribe (PE)
Patrimônio imaterial da humanidade, o frevo apresenta-se em sua manifestação musical e dançante nesta celebração. O show faz um passeio pelos bailes e desfiles dos tradicionais blocos do Carnaval de Recife e Olinda, principiando com um cortejo de aquecimento e culminando numa grande festa.
Roteiro 4
Caieiras | 12 de maio, sexta, das 16h às 21h30
Em frente à Estação da CPTM.
Itapevi | 13 de maio, sábado, das 16h às 21h30
Praça XVIII de Fevereiro – Centro.
Araçariguama | 14 de maio, domingo, das 16h à 21h30
Praça Albertino Castro Prestes – Centro.
Atrações
Artes Visuais
Óculos 3D
Ralph Friedricks (SP)
Nesta oficina, o participante aprende os princípios de funcionamento dos óculos 3D na prática. Depois de confeccionar seus próprios óculos com gelatinas vermelha, azul e papel, poderá testá-los assistindo a vídeos.
Literatura
Travessias de Rosa a Candido
Grupo Flor de Chita (SP)
Os textos, causos e canções que integram esta intervenção poética-literária originam-se da imersão artística que o grupo realizou nos universos do escritor Guimarães Rosa e do crítico literário Antônio Candido. Essas duas referências e o imaginário em torno delas encontram-se e inspiram a criação de personagens que compõem a apresentação.
Dança
Passagem
Cia. Primeiro Ato (MG)
Instigado pela dinâmica das cidades contemporâneas, em que as pessoas caminham apressadas sem se notar, o grupo criou este espetáculo que tem como norte o olhar. Os dançarinos exploram o espaço da rua e lançam olhares para o público, convidando-o para uma nova visão sobre a cidade.
Circo
Irmãos Zíngaros
Cia. Circo Delírio (SP)
Fazendo referência ao universo dos artistas itinerantes, a dupla de artistas apresenta esquetes que se valem da comédia física, do humor ácido e da participação do público. Cadeiras, chapéus e garrafas são alguns dos objetos que se transformam em malabares pouco convencionais.
Cinema
Cine Concerto – A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)
Trupe Chá de Boldo (SP)
Relembrando a emoção de quando a trilha musical era tocada ao vivo nos cinemas, esta exibição traz a banda paulista Trupe Chá de Boldo interpretando A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971). O grupo paulistano recria a trilha original e acrescenta temas atuais ao áudio original.
Serviço:
Circuito Sesc de Artes 2017 em Araçariguama, Caieiras, Itapevi, Francisco Morato, Franco da Rocha e Santana de Parnaíba.
Roteiro 3
Dia 12, Sexta – Francisco Morato
Dia 13, Sábado – Franco da Rocha
Dia 14, Domingo, Santana de Parnaíba
Roteiro 4
Dia 12, Sexta – Caieiras
Dia 13, Sábado – Itapevi
Dia 14, Domingo, Araçariguama
Período: de 12 a 14 de maio de 2017.
Sextas, sábados e domingos, das 16h às 21h30.
Grátis.
Livre.