Ampliação da rede Wifi, biblioteca informatizada, laboratório inteligente, mais computadores e tablets são algumas das novidades que os alunos do Colégio Giusto Zonzini encontrarão não volta às aulas.
Que estamos todos conectados não é novidade nenhuma. Que dependemos da internet e ela facilita muito a nossa vida também não. Pensando nisso, o Colégio Giusto Zonzini acaba de fazer um grande investimento em aprimoramento e alcance de sua rede wi-fi com firewall e access points.
O que significa isso? Internet de alta velocidade em todos os ambientes da escola, com muita segurança e regras bem definidas. Os estudantes poderão utilizar tablets, computadores e celulares, em contextos previamente pensados e preparados para esse uso. Todo o sistema e tempo de navegação é acompanhado e monitorado pelo professor que, atuando como mediador, se torna um facilitador entre os estudantes e o conteúdo a ser aplicado.
O diferencial é justamente a tecnologia envolvida que, além disso, conta também com um poderoso firewall (um dispositivo de segurança da rede) garantindo a segurança dos dados e a proteção a tudo o que é acessado.
Para cada atividade o estudante terá uma senha única, que vencerá após sua utilização. Assim, garante-se acesso à tecnologia e aos conteúdos programados, com excelência, com o cuidado e a segurança necessários de acordo com cada faixa etária, circunstância e atividade.
O Colégio acredita, assim, no protagonismo do estudante em sua jornada de aprendizagem, na autonomia dos professores ao preparar seus conteúdos e em uma escola mais viva e conectada.

Biblioteca com tecnologia

Muito mais do que uma Biblioteca, no Giusto este espaço tem papel fundamental no processo de aprendizagem dos estudantes. Desde a Educação Infantil, as aulas de biblioteca são verdadeiras vivências literárias, que têm objetivo de fomentar a criatividade, autonomia, curiosidade e a construção de repertórios individuais, subjetivos e cheios de significados para cada estudante.
Para auxiliar nas pesquisas e integrar on-line e off-line, há estações de trabalho na Biblioteca, com acesso à internet. Além disso, o investimento em tablets, que agora estarão disponíveis para os estudantes, amplia esta conexão dos livros com o mundo sem fronteiras da internet.Além de um espaço inspirador e cada vez mais conectado, o acervo da Biblioteca está em constante atualização. Soma mais de 14 mil volumes, entre livros, revistas, jornais e mapas. Tudo isso sob curadoria da Coordenação, da Direção e da Vera, que é a responsável por este espaço no Giusto e que dá um toque todo especial à rotina da Biblioteca.

Semanalmente, para as turmas de Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, acontecem aulas na Biblioteca com as professoras tutoras. Esses encontros são chamados de “Vivência Literária”. Além da contribuição nas aulas de “Vivência Literária”, a Vera organiza eventos, se fantasia, busca referências, conhece escritores e se dedica ao máximo para proporcionar a melhor experiência literária e de conhecimentos, a todo mundo que passa pela Biblioteca – estudantes e equipe.
Em um mundo cada vez mais digital, faz bem também ter um refúgio cultural e aconchegante, no qual se tem sim a tecnologia presente, mas além disso tudo, tem amor, atenção aos mínimos detalhes, criatividade, história e muito e aprendizado!

Laboratório inteligente climatizado

Este ano o Giusto terá uma novidade especial para os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental: o laboratório de informática agora será um Smart Lab, com um projeto de educação e revolução digital dentro do horário regular, com duas aulas semanais. Para o Ensino Médio, as aulas serão oferecidas como curso extracurricular.

Os estudantes terão a possibilidade de desenvolver games 2D e 3D, aplicativos e também poderão trabalhar com IoT (the internet of things), ou seja, os aparelhos à nossa volta conectados à internet e a todo esse ecossistema digital.

Para apoiar as aulas e criar um ambiente de ainda mais aprendizados, o Giusto investiu bastante no ambiente, além de incrementar em 60% o número de computadores e instalação de ar condicionado para climatizar o ambiente. Tudo isso já programado para o início do ano letivo de 2020.

Assim, muito mais do que uma sala de informática, os estudantes e toda a comunidade escolar terão à sua disposição um laboratório inteligente, que proporciona as melhores condições de aprendizado para a construção do presente e do futuro !

Ventilou na Assembleia de Classe

O Colégio Giusto Zonzini acredita que uma comunidade se constrói com as vozes de todos os seus personagens. Por isso aposta nas Assembleias de Classe, momentos de dar voz aos estudantes e ouvir suas demandas.
Na última Assembleia, uma das questões citadas pelos estudantes foi a ventilação das salas de aula. Ainda mais agora, em que o verão se aproxima. Segundo eles, era necessário ter mais um ventilador em todas as salas de aula.
A direção então avaliou todas as variáveis, investimento, projeto elétrico, viabilidade técnica entre outros muitos fatores, e decidiu por implantar a medida. Isso porque entende que ela vai ao encontro do que sempre acreditaram: saúde física e mental caminham juntas e sabemos que a qualidade de vida e do ambiente influencia bastante na rotina acadêmica.
Assim, o colégio atendeu a um pedido dos estudantes, mostrando sua importância para a construção da escola, além de reforçar seu propósito e empenho em tornar o ambiente educador cada vez melhor, onde todos os aspectos contam para um melhor rendimento e um dia-a-dia mais saudável e feliz!

Colégio Giusto Zonzini
Endereço: Rua Adherbal Stresser, 452
Telefone: (11) 3781-0621
www.giusto.com.br