Concorrência: ameaça ou oportunidade?

O que seria da empresa se ela não tivesse concorrência? Acompetitividade entre empresas está mais acentuada, e entender a concorrênciade perto, poderá trazer benefícios para sua organização. A ameaça da concorrência pode se transformar em grande oportunidade. Neste contexto, doualgumas dicas sobre como a concorrência pode servir como fonte de inspiração.

Fique atento aos pontos fracos de seu concorrente: se eles representam os seus pontos fortes, você tem grandes chances de surpreender o mercado.

Faça o dever de casa: para entender o concorrente, não será preciso ir muito longe. Geralmente as empresas possuem um históricoinformatizado de oportunidades ganhas e perdidas. Neste caso, será possível mapear as informações importantes como empresas vencedoras, preços praticados,dentre outros. Algumas elaboraram um ranking das empresas que participaram das oportunidades, com o objetivo de pontuarem os fatores que contribuíram para o sucesso e fracasso. Mensalmente o ranking deve ser monitorado com oobjetivo de se chegar ao topo. Para isso será importante converter erros em acertos, de forma estratégica, transformando oportunidades em negócio fechado.

Fontes externas: são muitas as fontes, destaco o site do concorrente, notícias, redes sociais (certifique-se antes da veracidade da informação) e principalmente o seu cliente. Estude o mercado, fique atento aos casos de benchmarking, modelos de procedimentos adotados por empresas que são referências, mesmo que não concorrentes, poderão ser adaptadas em sua empresa.

Evite promessas: não caia na tentação de se praticar o“precinho” e “prazão”, muitas vezes estimulados pela concorrência. É precisoter um fluxo de caixa estável para se praticar essas ações.

Seu cliente merece atenção: conheça profundamente o seu cliente a ponto de atendê-lo 100%. Caso contrário, ele irá bater na porta doseu vizinho, seu concorrente.

Cliente oculto: bastante aplicado para avaliar a qualidade,atendimento e processos da própria empresa, vem sendo aplicado também para entender melhor a concorrência. É comum em pequenas empresas o próprio dono ser cliente do seu concorrente para estudá-lo melhor.

O cliente é o seu desejo, o concorrente o seu rival. Épreciso sempre buscar a superação, para surpreendê-los.

Por Sidney Cohen, palestrante, diretor da Bit Partner Consultoria Empresarial e diretor do PME NEWS, informativo eletrônico para Pequenas e Médias Empresas.

Artigo anteriorSete coisas que não devem ser feitas em uma entrevista de emprego
Próximo artigoAlta do dólar: no que impacta?