Conheça cinco alimentos que previnem o envelhecimento precoce

Nutricionista da Superbom, marca pioneira na produção de alimentos saudáveis, indica como a alimentação pode influenciar no rejuvenescimento da pele

Que os alimentos possuem um papel extremamente importante no funcionamento do organismo, não é novidade. Mas o que pouco se sabe é que, além de fornecerem substâncias que auxiliam nas atividades celulares e contribuírem para o surgimento de doenças ou na prevenção delas, eles também atuam no processo de envelhecimento.

Cyntia Maurren, nutricionista da Superbom , empresa pioneira na produção de alimentos saudáveis, afirma que investir em cremes anti-idade não tem a eficácia desejada se não houver uma atenção quanto à alimentação. “Uma dieta variada e equilibrada traz ao corpo nutrientes, antioxidantes e proteínas importantes para retardar o aparecimento das rugas. Esses componentes potencializam a hidratação da pele, a produção natural do colágeno- proteína responsável por dar sustentação à pele e aos ossos – e reforçam a sua elasticidade “, explica.

Abaixo, a nutricionista indica alimentos que não podem ficar de fora do cardápio quando o assunto é conservar a juventude da pele. Confira:

• Tomate

O tomate é rico em licopeno, um dos mais potentes antioxidantes. “Ele ajuda a proteger a pele dos efeitos dos raios solares e, juntamente com a vitamina C, também presente no fruto, forma uma espécie de “barreira” contra rugas e manchas causadas pela radiação solar. Além disso, a vitamina C é fundamental para a produção do colágeno”, destaca.

• Frutas vermelhas

Frutas como morango, framboesa e blueberry são ricas em antocianinas, componente que ajuda a preservar o colágeno, mantendo sua estrutura e prevenindo sua degradação. Além disso, as antocianinas aumentam o efeito antioxidante da vitamina C, o que contribui ainda mais para a saúde da cútis. “O consumo recomendado é de 1 porção de frutas vermelhas por dia, o que pode ser medido como aproximadamente 10 unidades. Seu consumo pode ser in natura ou na forma desidratada”, sugere.

• Castanha do Pará

“A castanha-do-pará é rica em selênio, um mineral com propriedades antioxidantes. Ele previne e retarda o envelhecimento, também chamado endurecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural da pele”, comenta.

• Soja

A soja contém isoflavonas, que atua semelhantemente ao hormônio feminino estrógeno na pele. “Com o envelhecimento e a perda de estrógeno, a pele vai ficando mais fina e sensível, o que colabora para o aparecimento das rugas”. Também pode auxiliar no combate aos sintomas da TPM e prevenir a osteoporose.

• Grão de bico

Essa leguminosa possui esses dois minerais que também agem na vitalidade cutânea, o cobre e o manganês. “Eles estimulam a produção de colágeno. Também são bons cicatrizantes, combatem os radicais livres e suavizam a pele, especialmente em casos de irritação”, finaliza.