Cotia divulga campanha Novembro Azul

Em novembro, a saúde do homem é colocada em destaque e as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata serão intensificadas na rede municipal. O alerta tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre a importância de procurar um urologista e realizar os exames de rotina.  O exame deve ser feito a partir dos 50 anos de idade e, em casos em que haja histórico da doença na família, deve se fazer de acordo com a orientação médica.

A Secretaria da Saúde conta com o profissional de urologia na Policlínica de Especialidades.  Somente no último quadrimestre de 2015 (maio, junho, julho e agosto), foram registrados 236 atendimentos, segundo dados da audiência pública de 30 de setembro, realizada na Câmara Municipal de Cotia.

Novembro Azul

Para orientar a população masculina do município de Cotia, a Secretaria da Saúde divulgou sua programação de ações e medidas que visam orientar, conscientizar e prevenir os casos de câncer de próstata.

Fachadas azuis

Em alusão à campanha, as fachadas da Secretaria da Saúde, UPA 24 horas e Policlínica de Especialidades estão selecionadas para receber iluminação azul.

Distribuição de material informativo

Em todas as unidades de saúde serão distribuídos folders informativos sobre a Campanha “Novembro Azul”.

Ampliação da oferta de ultrassom de Próstata

A secretaria ampliou a oferta de ultrassom de próstata com a finalidade de atender a demanda de pacientes que aguardavam agendamento na Central de Regulação do sistema de saúde municipal. O mutirão acontece nos dias 9 e 23 de novembro, na Policlínica de Especialidades. A expectativa é de 200 atendimentos, sendo cem a cada dia.

Saiba mais: Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É ela que produz 70% do esperma. Quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada, ocorre o câncer.

A próstata fica, então, mais endurecida e a doença é facilmente descoberta no exame de toque retal. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INC), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum e o segundo que mais mata os homens no Brasil.

Causas

Ainda são desconhecidas. Embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão.

Outros fatores, como estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Prevenção

Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.

Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade ( ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar exames preventivos.

Artigo anteriorCotia inicia inscrições para castração de pets
Próximo artigoAVC exige cuidados na prevenção e na reabilitação