Na manhã desta quinta-feira (7/03), a movimentação na Praça da Matriz, na região central de Cotia, foi diferente. Logo nas primeiras horas, caminhões, ônibus e dezenas de pessoas uniformizadas e paramentadas anunciavam o início de uma força-tarefa lançada pela Prefeitura com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti. Mais de cem pessoas, quatro caminhões e cinco veículos picapes, além de dois ônibus, integram a megaoperação contra o mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses.
O prefeito Rogério Franco participou do lançamento da ação. “Estamos investindo no combate desta doença que está assombrando o nosso país. Reforçamos as equipes, os equipamentos e investimos em tecnologia para proteger a nossa população”, disse o prefeito. “Estes colaboradores vão percorrer os bairros aplicando produtos indicados para eliminar o mosquito, mas, sobretudo, levando informação com ação de conscientização dos moradores sobre a eliminação de criadouros do mosquito em suas casas”, completou Franco.
A programação das equipes será coordenada pela Vigilância Ambiental, que já realiza o trabalho de visita de casa em casa fazendo vistoria, levando orientações, mapeando e eliminando focos do mosquito, além de conscientizar a população. “O cronograma de bloqueio e nebulização é feito de acordo com normas técnicas preconizadas e definidas pelo Ministério da Saúde e leva em conta o cenário de casos naquela região. A missão é árdua: acabar com criadouros do mosquito, eliminar o mosquito adulto e evitar que a doença seja espalhada”, destacou Páscoa Bichiato, coordenadora da Vigilância Ambiental.
A vice-prefeita, Ângela Maluf, também acompanhou o lançamento da operação contra a dengue e reforçou a importância da adesão da população às ações da Prefeitura. “Tudo isso acontecendo para proteger as pessoas, mas não podemos deixar de lembrar que a responsabilidade é de todos. Vamos cuidar do nosso quintal, da nossa casa, do nosso entorno”, destacou Ângela. “O poder público está fazendo a sua parte, mas todos temos responsabilidades nesta ação”, enfatizou.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana reforça a ação com caminhões e colaboradores que farão o recolhimento de objetos descartados de forma irregular e que servem como criadouro do mosquito. “Em cada bairro em que estiver sendo feita a nebulização, estaremos com caminhões fazendo a limpeza, o cata-treco”, explicou Rodrigo Dantas, secretário de Obras.
Os colaboradores que reforçam as ações contra o Aedes aegypti passaram por uma capacitação oferecida pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental. A sensibilização teve como objetivo ensinar sobre as características do mosquito, seu ciclo de vida, formas de combate e passar as orientações que devem ser dadas aos moradores durante as ações nos bairros.
Força-tarefa contra a dengue
- Reforço nas equipes e equipamentos
- Fumacê e produto vaporizador
- Vistoria em imóveis
- Orientações para moradores
- Eliminação de criadouros
- Cata-treco