Feiras livres diurnas, estacionamentos, transportadoras, hotéis e motéis, locadoras de veículos, assistência técnica de eletrônicos e bancas de jornais estão liberados para funcionar em Cotia, a partir de hoje (06/04). No dia 30 de março, lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas, autopeças e borracharias já haviam sido liberados para funcionar.
Por autorização da Corregedoria Permanente, o Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Cotia passará a atender com plantão presencial a partir de terça-feira (07/04), das 9h às 11h, adotando-se algumas regras, como limitação de atendimentos (60 senhas por dia) e restrição a algumas solicitações. No plantão presencial, e enquanto durar a pandemia causada pela COVID-19, estão suspensas as solicitações e protocolos de usucapião extrajudicial, retificações de área, regularizações fundiárias, intimações e notificações. Informações, dúvidas e orientações devem ser buscadas pelos canais remotos, acesse www.registrodeimoveis.org.br.
Apesar da liberação, o prefeito Rogério Franco reiterou o pedido para que as pessoas permanecem em casa e saiam apenas, se necessário. “As pessoas precisam ter consciência que, para vencer o coronavírus, cada um tem que fazer sua parte. Nós, enquanto governo, estamos fazendo de tudo para garantir assistência adequada se as pessoas precisarem, mas não queremos que as pessoas fiquem doentes, por isso, estamos falando o tempo todo: fiquem em casa”, comentou em entrevista exclusiva à nossa redação.
A preocupação do prefeito tem fundamento: mesmo com a recomendação de ficar em casa, agências bancárias e supermercados vem registrando um grande fluxo de pessoas. “O isolamento social é a melhor atitude neste momento e estamos trabalhando para conscientizar a população e alertar sobre os riscos dessa pandemia. Colocamos carros de som nas ruas, temos campanhas nas redes sociais, nossa Guarda Civil está percorrendo toda cidade para alertar comércios e moradores em relação às medidas de contenção, mas nada vai adiantar se as pessoas não se sensibilizarem e entenderem que o momento é grave e exige mudança de atitude. Praticamente todo o comércio aderiu à quarentena, mas a população também precisa fazer a sua parte. A saída de casa é só em casos emergenciais, pois quanto antes baixarmos a curva da contaminação, mais cedo voltaremos à normalidade em nossas vidas”, ressaltou.
À medida que novas ações de combate ao coronavírus foram adotadas pelo Governo do Estado, o prefeito informa que Cotia irá segui-las. “O Governo conta com pessoas técnicas e capacitadas para determinar as ações de impacto positivo ao Covid-19”, justificou. Na próxima terça-feira (07/04), Rogério Franco deve fazer mais uma live para apresentar as novas ações.
Hospital de Campanha
Nesta segunda, começa a funcionar o Centro de Combate ao Coronavírus, “um trabalho incansável das nossas equipes para montar uma estrutura completa e moderna em menos de 15 dias”, explicou Franco. O espaço foi equipado com tudo o que é preciso para atender os moradores com sintomas da Covid-19 e funcionará 24h por dia.
Obras
Obras previstas para a cidade, como o Teatro Municipal e Pronto Socorro Infantil, foram suspensas. “Nossos esforços estão em enfrentarmos o Covid-19. Nossa prioridade é salvar vidas e pessoas”, ressaltou o prefeito.
Novas regras para velórios
O decreto 8694, de 1º de abril de 2020, impõe limitações de pessoas e de tempo para a realização de velórios em Cotia. No caso de óbito de pessoas com diagnóstico confirmado ou suspeito de COVID-19, os corpos deverão ser embalados em sacos de óbito, colocados em urnas lacradas, que não devem ser abertas em nenhuma hipótese, e seguir diretamente para o sepultamento, sem a realização de cerimônia de velório e sem público presente no cemitério, podendo ser acompanhado por apenas um familiar ou representante da família.
Por Juliana Martins Machado