Cotia participa da Campanha Julho Amarelo contra hepatites virais

Entre os dias 15 e 31 de julho, diversas Unidades de Saúde e o SAE/CTA intensificam as ações e realizam testes rápidos de Hepatite C

Por meio da Campanha Julho Amarelo, que acontece em todo o país, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cotia, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce das hepatites virais.

Durante o período de 15 a 31 de julho, algumas Unidades Básicas de Saúde e o SAE/CTA [veja abaixo] vão intensificar as ações de orientação e vão disponibilizar testagem rápida para hepatite C, ou seja, as pessoas farão o teste e terão o resultado em poucos minutos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva, a hepatite C é uma doença silenciosa e, se não tratada precocemente, pode evoluir para cirrose e, em alguns casos, para o câncer. “É importante que as pessoas tomem cuidados e se protejam durante a relação sexual, não compartilhem seringas, alicates de cutícula, entre outros, uma vez que esta doença é transmitida pelo contato com o sangue ou fluídos corporais infectados e, havendo exposição, faça o teste”, alertou.

Durante o ‘Julho Amarelo’, a pessoa que tiver resultado positivo será encaminhada para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), para exames complementares e início de tratamento.

Contra a Hepatite C ainda não tem vacina disponível, no entanto, é importante as pessoas procurarem a UBS com suas cadernetas de vacinação para verificarem a necessidade de recebimento da vacina contra a Hepatite B.

Campanha Julho Amarelo – Cotia

Unidade

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sáb

SAE/CTA

9h às 15h30

9h às 15h30

9h às 15h30

9h às 15h30

9h às 15h30

UBS Recanto Suave

13h às 16h

13h às 16h

13h às 16h

8h às 16h

UBS Portão

9h às 13h

9h às 13h

9h às 13h

13h às 16h

UBS Água Espraiada

13h às 16h

13h às 16h

13h às 16h

UBS Caucaia

9h às 15h apenas no dia 27/07

Artigo anteriorFérias: Médicos orientam como garantir o bem estar dos pets que vão viajar
Próximo artigoOsasco oferece oficinas gratuitas de Horticultura e Jardinagem