A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, mantém convênio com a Associação Brasileira de Hippoterapia e Pet Terapia (ABRAHIPE) para atendimento de crianças e adolescentes com deficiência. Mesmo durante a pandemia da covid-19, que impôs a necessidade de afastamento social, as atividades não pararam. A programação foi adaptada para acontecer remotamente.

A ABRAHIPE atende por meio de interação homem/animal e presta serviços socioassistenciais a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), paralisia cerebral, síndrome de down, entre outras deficiências, sempre com o objetivo de promover a sua inclusão à vida comunitária.

De acordo com o gestor de parcerias, Adriano Pires, os responsáveis pela OSC afirmam que os desafios para se adaptar às atividades remotas são imensos. Foi necessário fazer adaptação de materiais para seguir com atendimento à distância para não perder o vínculo com o seu público. Estão sendo utilizadas plataformas digitais, whatsapp e vídeos pelo Youtube, tudo para manter a proximidade com os jovens. Os animais também fazem parte das atividades remotas semanais para que as crianças e adolescentes não percam a referência e o vínculo com toda a equipe que acompanha presencialmente.

“A ABRAHIPE, como outras OCS’s com as quais a Prefeitura mantém convênio, faz um trabalho maravilhoso com os atendidos. Ficamos imensamente felizes em acompanharmos o esforço e a dedicação desta instituição em se adaptar e manter o vínculo com estes jovens que têm o direito de ter acesso ao atendimento referenciado”, disse Mara Franco.

Artigo anteriorIniciativa colaborativa reúne ONGs locais, imprensa, moradores e empresas de Cotia e Carapicuíba
Próximo artigoCotia tem inscrições abertas para mais de 20 modalidades esportivas