Dicas para aliviar a tensão e melhorar a qualidade de vida

Exercícios e uma rotina de cuidados também aliviam a mente

A quarentena já se tornou parte da vida atual da sociedade mas, ainda não é agradável e nem normal para muita gente que anda com dificuldades para se sentir produtivo em casa. Porém, algumas mudanças em cômodos da casa e alguns minutos dedicados ao autocuidado podem mudar este cenário.

São comuns os relatos de problemas de insônia, desânimo e falta de concentração. Com muito tempo em casa e sem uma rotina definida, uma das maiores dificuldades é encontrar motivação. Especialistas dizem que ter horários para cada uma das atividades do seu dia faz toda a diferença e a prática constante e diária de meditação ou exercícios também ajuda o corpo a encontrar foco e motivação.

Autocuidado

Para a professora de Yoga, Sylvia Freire, algumas dicas, como tirar uma hora do dia para desacelerar, fazendo meditação ou praticando Yoga, por exemplo, é fundamental para manter a mente e corpo em equilíbrio. “Neste momento, precisamos nos exercitar e relaxar a mente, e Yoga oferece muitas ferramentas para isso com a prática de posturas que alongam, fortalecem e purificam o corpo. As técnicas respiratórias que usamos ajudam a aquietar a mente. Acredito que este é um momento propício para fazermos uso delas e o fato de estarmos em casa é um convite para conhecer esta filosofia”, conta Sylvia, que começou a cerca de um mês a dar aulas gratuitas online, duas vezes por dia, de segunda a sábado. “Comecei dando aulas para os meus alunos regulares mas, a pedidos, o grupo foi crescendo e hoje já somos mais de 250 pessoas. Inclusive, tive uma aluna que contraiu o coronavírus e me mandou mensagens dizendo que as técnicas de respiração ensinadas nas aulas ajudaram ela a se tranquilizar e respirar melhor”, relata a professora. Para ter acesso às aulas, basta entrar em contato pelo Instagram da INFINITYOGA (@infinityoga11) e pedir para ser incluído no grupo, onde são disponibilizados os links das aulas online.

Além da prática de exercícios, mudar algum cômodo da casa e deixá-lo mais aconchegante pode funcionar como uma espécie de atividade terapêutica e ser uma boa distração, aumentando o conforto e bem-estar nas longas horas que irá passar nele. Uma boa dica pode ser transformar um cantinho da casa no espaço de meditação e autocuidado ou até mesmo criar um ambiente mais propício para o trabalho. A mesinha ideal, algumas almofadas e outros itens de decoração conseguem fazer essa transformação e deixar aquele espaço sem graça um ambiente mais interessante e atrativo.

Artigo anteriorQuarentena faz dobrar casos de ansiedade e depressão no Brasil, diz pesquisa
Próximo artigo“Keep calm and carry on: o simbolismo desta frase nunca foi tão importante”