Dona Deôla aposta em levain natural

A fórmula foi desenvolvida durante um ano e meio até que, finalmente, pudesse ir ao forno. Resultado? Pães artesanais deliciosos!

A REVISTA CIRCUITO participou, na noite desta quinta-feira (21/09), de uma degustação de pães de levain natural da padaria Dona Deôla. “Macio por dentro e crocante por fora. A massa é muito leve e o sabor especial. É de comer rezando”, descreveu a jornalista Juliana Martins Machado, após experimentar o pão de açafrão com alho.

Os pães de levain natural da Dona Deôla são feitos com fermento natural à base de maçã e iogurte, obtido através de leveduras do próprio ambiente, sem adição de química. A fórmula foi desenvolvida durante um ano e meio até que, finalmente, pudesse ir ao forno. “O processo de fabricação proporciona sabor e textura especiais”, comentou o padeiro Alex, retirando dos fornos um dos pães para mostrar à nossa equipe.

A ideia, amadurecida há tempos, se consolidou em viagens da diretora Vera Helena e de sua equipe para a França, incluindo o Alex. Encantados com o método de fabricação e o cuidado que os franceses dedicam aos pães, decidiram aplicar a técnica na rede de padarias. “É claro que a França é uma grande inspiração quando falamos em levain natural, mas a motivação veio pelo crescimento do consumo de pães artesanais e a busca dos paulistanos por sabores diferenciados”, fez questão de frisar a diretora.

Esses pães artesanais são encontrados nas versões recheadas e tradicional. “É difícil escolher entre tantas opções deliciosas”, brincou nossa jornalista, indecisa entre saborear o de figo, o de vinho com provolone ou o de vinho com calabresa. No fim, acabou provando todos. Com e sem azeite. Com e sem acompanhamento. Com e sem recheio. “Eles são tão saborosos que dispensam qualquer guarnição”, finalizou Juliana.

 

Artigo anteriorNo Dia do Tietê, rio tem mancha de poluição de 130 km
Próximo artigoDiretora do Rio Branco lança “Educando no Século XXI”