Maio é mês de campanha de conscientização sobre segurança no trânsito com o objetivo de reduzir o número de mortes e de feridos por acidentes de trânsito. Em Cotia, o Movimento Maio Amarelo ganha as ruas da cidade por meio de blitzes educativas que são realizadas nas três principais regiões do município e que são protagonizadas por alunos de escolas municipais que participam do Programa Permanente de Educação para o Trânsito, instituído em 2017 pela Prefeitura. Nessa quinta-feira (25/05), a blitz aconteceu em Caucaia do Alto, na Praça dos Romeiros e no Terminal.
“O nosso objetivo é formar motoristas e pedestres mais conscientes e também impactar os atuais motoristas. Quando a gente tem uma criança alertando os pais sobre segurança no trânsito, ou mesmo nas ruas da cidade levando informações, como acontece na blitz, a gente consegue resultados positivos”, avaliou o titular da Secretaria de Transportes e Mobilidade, Joaquim Brechó.
Um dos resultados positivos a que o secretário se refere está no estudo Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte, divulgado recentemente pelo Núcleo de Estudo das Cidades (USP, UFSCar e FATEC). No indicador Mobilidade, Cotia aparece como a quarta cidade com a menor taxa de mortalidade no trânsito considerando a média de ocorrências anotadas entre os anos de 2019 e 2021. “O cenário ideal é não termos mortes por acidentes de trânsito, mas qualquer vida preservada é motivo de muita comemoração”, avaliou Brechó.
As blitzes educativas acontecerão até o fim do mês e são realizadas pela equipe do Programa Permanente de Educação para o Trânsito. Na ação que está marcada para o dia 29/05, a Setram terá a parceria com a Honda, os motociclistas abordados poderão participar do Pitstop Comstar e ganhar a checagem gratuita de mais de 20 itens da motocicleta.
Nos últimos anos, a Prefeitura tem realizado o maior programa de recuperação e melhoria da malha viária municipal. O Programa Asfalto Novo já passou por centenas de vias, além de implementar melhorias na sinalização que refletem em mais segurança no trânsito.
Serviço
Programação Blitzes Educativas – Maio Amarelo
Dia 29/05 – 9h às 12h: Av. João Paulo Ablas, Jardim da Glória – próximo ao Kartódromo (em parceria com a Honda)
Dia 30/05 – 9h às 11h: em frente à Prefeitura, Jardim Nomura (participação de alunos da E.M Francisco Nunes de Oliveira)
Dia 30/05 – 15h às 18h: Terminal de Cotia, Centro (participação de colaboradores da Viação Raposo)