Em setembro o estudante Erick Rapes de Campos, de 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio da EE Vila São Joaquim II, no Centro de Cotia, recebeu a grande notícia: ele foi um dos 500 alunos da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, classificado para participar do Programa Prontos Pro Mundo, de Intercâmbio Estudantil, e no início do ano que vem vai embarcar para o exterior, com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, por meio de sua Secretaria Estadual de Educação. E o melhor: como sua classificação foi muito boa – 167º lugar, ainda pôde escolher o país destino! Ele vai para o Canadá como sonhou! Erick pretende seguir a carreira da gastronomia, ser chef de cozinha no futuro e acha que a viagem pode enriquecer seus conhecimentos nesta área.
“Eu estou bastante ansioso e empolgado para a viagem. E muito feliz de ter passado. Foi uma grande conquista. E uma grande surpresa ver o meu nome na lista dos classificados”, lembra. Erick diz que a escola toda e principalmente a sua classe comemorou muito a conquista. “Bateram palmas uma aula inteira!”

Para Vilma Solbes, diretora da EE Vila São Joaquim II, ver um de seus alunos convocado para o Programa é uma realização para toda a escola, para a direção, para os professores e todos os funcionários. “Os alunos chegam aqui com 11 anos e saem aos 17 ou 18. É muito gratificante acompanhar as conquistas deles”, disse. “O Erick sempre foi um aluno muito tímido, mas muito focado nos objetivos dele”, comentou.
“Eu vou ser o primeiro da família a fazer uma viagem para fora do país”, contou Erick orgulhoso. Seus pais trabalham com comércio de gás de cozinha e também estão muito felizes. “Eu acho que vou sentir bastante saudade dos meus pais, dos meus irmãos e dos meus amigos também, mas esta é uma oportunidade única”, diz.
O Programa Prontos Pro Mundo, da Secretaria da Educação leva alunos de escolas públicas para passar três meses em países de língua inglesa. Além do Canadá, outras opções são Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. A cada semestre o Governo do Estado envia 500 alunos que vão para estudar inglês e conhecer novas culturas, ficando hospedados em casa de uma família anfitriã e ainda recebem uma bolsa auxílio para as suas despesas pessoais.
Como participar do Prontos Pro Mundo?
A seleção dos intercambistas do Prontos Pro Mundo começa no 9º do Ensino Fundamental com a realização da prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). De lá, são selecionados alunos para a realização de um curso de inglês na 1ª série do Ensino Médio.
A próxima prova do Saresp será aplicada em novembro deste ano e selecionará estudantes para o intercâmbio do segundo semestre de 2026. Após o curso, os alunos realizam uma prova de proficiência de inglês. Com base no desempenho na prova, na frequência e nas notas no boletim, entre outros requisitos, o Prontos Pro Mundo seleciona mil estudantes para o intercâmbio em duas turmas de 500.
100% gratuito
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos recebem também uma bolsa-auxílio para despesas pessoais durante a estadia no exterior.
Por Mônica Krausz