Feira em Carapicuíba reúne pessoas 60+ para trocar plantas, mudas e experiências

Evento gratuito acontece neste sábado (12), na Igreja Santa Rita de Cássia, e busca aproximar idosos por meio do amor pelas plantas

Imagem Freepik

Trocar uma muda de planta pode ser também uma oportunidade para fazer uma nova amizade. É com essa proposta que Carapicuíba recebe, neste sábado (12), a Feira de Trocas de Plantas e Mudas, iniciativa gratuita voltada a pessoas com 60 anos ou mais.

Realizada no salão de festas da Igreja Santa Rita de Cássia, a feira acontecerá em dois horários, das 10h às 12h e das 14h às 16h. A proposta é simples: os participantes levam plantas e mudas que desejam compartilhar e podem trocá-las com outras pessoas, além de conversar e compartilhar dicas sobre jardinagem.

Mais do que promover a troca de plantas, a iniciativa tem como principal objetivo criar oportunidades de conexão social entre pessoas idosas, a partir de um interesse comum. Duas facilitadoras estarão no local para explicar a dinâmica, identificar os interesses dos participantes e ajudar a aproximar quem tem conhecimentos ou plantas que possam interessar uns aos outros.

“A ideia é criar um espaço que as pessoas possam ocupar simplesmente porque gostam de plantas. A partir desse interesse em comum, podem conversar, trocar experiências e, quem sabe, sair de lá com uma nova amizade”, explica Jéssika Elizandra, idealizadora da feira.

Como funciona

Para participar, basta levar uma ou mais plantas ou mudas que gostaria de trocar. As trocas podem acontecer diretamente entre os participantes. Caso uma pessoa se interesse pela planta de outra, mas não tenha algo que desperte o interesse dela, também existe a possibilidade de utilizar um vale-troca, que permite receber uma planta de outra pessoa participante.

Além das plantas, a feira valoriza a troca de conhecimentos. Na chegada, os participantes serão convidados a contar quais plantas estão levando, quais procuram e quais dicas podem compartilhar. As facilitadoras poderão, então, aproximar pessoas com interesses em comum.

A iniciativa também busca facilitar a participação do público 60+. A escolha da Igreja Santa Rita de Cássia considera o fato de ser um local de fácil acesso e já frequentado por pessoas dessa faixa etária.

Plantas como ponto de encontro

A feira parte da percepção de que o isolamento social é um desafio importante para a população idosa e que atividades simples, pontuais e baseadas em interesses cotidianos podem ajudar a criar novas conexões.

Além do aspecto social, o cultivo de plantas pode trazer outros benefícios. A jardinagem é considerada uma atividade física leve, estimula a coordenação motora e cognitiva e pode contribuir para a redução do estresse, melhora do humor e da autoestima. A prática também favorece a biodiversidade e pode representar economia para quem consegue obter novas plantas por meio de trocas, em vez de comprá-las.

A feira é gratuita, sem fins lucrativos e realizada inteiramente por voluntários. Nenhum produto ou serviço será vendido pela organização, e nenhum participante da organização terá lucro com o evento.

Serviço:

Feira de Trocas de Plantas e Mudas

Proposta: troca de plantas, mudas e conhecimentos, com foco na criação de conexões sociais
Quando: sábado, 12 de setembro de 2026
Horários: das 10h às 12h e das 14h às 16h
Onde: salão de festas da Igreja Santa Rita de Cássia – Avenida Inocêncio Seráfico, Para quem: pessoas com 60 anos ou mais
Entrada: gratuita
Inscrição: não é necessária. Basta chegar

Artigo anteriorDefesa Civil de Cotia está em alerta para tempestades e ventos fortes