Filmes trazem a temática das Olimpíadas

As Olimpíadas são um marco grandioso para o mundo todo, acompanhar a jornada de pessoas que se tornam símbolos de força e resistência para um país se torna nosso passatempo favorito por um mês inteiro, trazendo momentos de felicidade, raiva e tristeza.

Por conta deste emocional tão forte que os jogos olímpicos proporcionam, não à toa que o cinema usa este contexto para contar histórias que vão das mais grandiosas até algumas em menor escala, pensando nisso, a Revista Circuito oferece 5 filmes que tem como fundo o contexto dos jogos olímpicos.

  • Carruagens de Fogo (Hugh Hudson, 1981)

Apresentando o contexto das Olímpiadas realizadas em Paris no ano de 1924, o filme de Hugh Hudson retrata a amizade de dois alunos da Universidade de Cambridge: Harold e Eric, um judeu e um protestante respectivamente, ambos membros da equipe de atletismo da faculdade.

Apesar de contextos distintos, os dois formam uma amizade por conta do sonho em comum: representar a Inglaterra nos Jogos Olímpicos. Assim, ambos lutam por este objetivo à sua maneira particular, lidando com desavenças e conflitos internos pelo caminho.

O filme foi aclamado pela crítica, tendo recebido 4 Oscars incluindo Melhor Filme ,Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora para a icônica trilha de Vangelis.

  • O Caso Richard Jewell (Clint Eastwood, 2019)

Baseado em fatos reais que ocorreram durante as Olímpiadas de 1996, realizadas em Atlanta, o filme de Eastwood retrata a odisseia de Richard Jewell, um bondoso segurança que descobriu uma bomba em um estádio lotado, assim, salvando centenas de vidas, porém, apesar da felicidade inicial, logo Richard foi difamado e passou de heroi para principal suspeito de ter planejado o atentado.

Clint Eastwood gosta de retratar histórias de herois norte-americanos, tendo sido responsável pela direção do filme “Sully” com Tom Hanks, assim, Richard Jewell se tornou a história perfeita para ele.

O filme demonstra Richard como um homem que não merecia nada daquilo que acometeu, sofrendo diversas injustiças ao longo deste processo. Apesar do clima pesado, momentos cômicos e o carisma de atores como Sam Rockwell e Paul Walter Houser no melhor papel de sua carreira seguram uma forte produção para aqueles que apreciam filmes sobre lutar pelo que se acredita.

  • Asterix nos Jogos olímpicos (Thomas Langmann e Frédéric Forestier, 2008)

Baseado na icônica série de quadrinhos, o filme apresenta uma atmosfera ficcional e lúdica e retrata uma Olimpíada fictícia que apresenta diversas participações especiais como Michael Schumacher e Zidane.

Tendo como ponto de partida uma história de amor, o filme apresenta um tom leve e satírico, algo que Asterix sempre carrega em suas produções, trazendo Gerard Depardieu em seu icônico Obelix e o eterno Alain Delon como César.

Tanto para os fãs dos quadrinhos originais quanto para novos fãs que apreciam um humor lunático, o filme traz boas risadas e uma história leve e divertida.

  • Pódio para Todos (Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, 2020)

Pódio para Todos é um documentário da NETFLIX que acompanha 9 atletas paralímpicos de países distintos, ao final deste retrato, ficamos com a consciência que eles são verdadeiros herois.

Levando em conta o preconceito que ainda existe com pessoas que apresentam deficiência, o documentário explora com cuidado cada um dos entrevistados e permite que eles brilhem em seus depoimentos que variam do cômico ao reflexivo.

Apesar de pecar pelo excesso, apresentando assuntos que vão desde a criação dos Jogos paraolímpicos até as olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro e o medo dos de os jogos não ocorrerem por falta de verbas, sem esquecer de focar nos entrevistados.

Apesar de muita coisa, é gratificante acompanhar a história destas pessoas que superaram tanto por conta de um sonho em comum.

  • Jamaica Abaixo de Zero (Jon Turtletaub, 1993)

Baseado em uma história verídica e estrelando John Candy em um dos melhores papeis de sua curta carreira, o filme retrata um azarado grupo jamaicano de Bobsleigh que mesmo jamais tendo visto neve, apresentam o sonho de competir nas Olimpíadas de Inverno de 1988.

O filme apresenta uma fórmula previsível, marca de muitos filmes de comédia da década de 1990, mas, venceu o teste do tempo por conta do carisma de seus atores e principalmente pelo retrato dado à estas pessoas que fazem de tudo por um sonho, mesmo que seja a loucura de sair de um país extremamente quente e tentar os jogos de inverno.

Apesar de tomar liberdades criativas perante a história original, na realidade existiram 4 treinadores, nenhum deles ligado a escândalos, e o time jamaicano foi apoiado e até mesmo auxiliado por outras equipes, no filme, por questões dramáticas, ocorre conflito entre a equipe de azarões e as outras “mais preparadas, o filme é um excelente entretenimento para toda a família.

 


Por: André Quental Sanchez

Artigo anteriorDicas de sopas, caldos e outros pratos para esquentar no clima frio
Próximo artigoEntenda o que é a febre do Oropouche