A região metropolitana de São Paulo deve ser atingida por forte massa polar a partir desta quarta-feira (18), que deve registrar a mínima mais baixa do ano. A previsão é de uma madrugada de 6°C e sensação de frio muito abaixo deste valor. A probabilidade é que ocorram rajadas de vento no decorrer do dia, que podem superar os 60km/h.
A quarta-feira ainda será marcada pela baixa amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas ocorridas ao longo do dia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir de quarta, as máximas não devem ultrapassar os 18°C.
@defesacivilsp 🥶❄️🏔️ ALERTA DE BAIXAS TEMPERATURAS #DefesaCivilEstadual #DefesaCivilProtegeVocê ♬ som original – Defesa Civil SP
Cotia montou plano de ação emergencial com intensificação de ações junto a pessoas em situação de rua durante as noites frias. Estas ações acontecem no período noturno e são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar do CREAS, sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social. Entre as ações do plano de intensificação das abordagens estão maior número de saídas noturnas aos locais com a presença de pessoas em situação de rua e um profissional da enfermagem para acompanhar os atendimentos. Para quem não aceitar sair das ruas será disponibilizado cobertores, creme dental, escova de dente e álcool em gel. As ações também contemplam a busca ativa de familiares das pessoas em situação de rua.
Já a vizinha Carapicuíba providenciou abrigo temporário para pessoas em situação de rua. O local vai funcionar até a sexta-feira, 20, com horário de estadia das 19 às 7 horas. As pessoas em situação de rua devem comparecer ao local entre 19h e 20h30 para preencher o cadastro e passar a noite. Os cãezinhos de estimação são bem-vindos também. A van da Prefeitura circula nos principais pontos da cidade entre 18 e 20 horas para transportar as pessoas em situação de rua.