Murilo Medeiros (@Texugo_bbq) com Fred Paim (@fredpaimoficial), da Academia de Churrasco (@academia_de_churrasco)

Em 2018, o granjeiro Murilo Medeiros chegou à Academia de Churrasco a convite do Pit Master Chef Fred Paim, onde fez vários cursos e tomou gosto pelo American BBQ. Hoje em dia, ele e seu filho Enzo Marques Medeiros, de apenas 9 anos, são professores na Academia de Churrasco.

Além de ser aperfeiçoar seus conhecimentos em American BBQ, Murilo Medeiros ou Texugo_bbq, como é chamado no meio, começou a dedicar-se ao ramo da Charcutaria, arte de fazer embutidos, carnes cozidas e defumadas. “Assim, formou-se a equipe de Churrasco TEXUGO_BBQ, inicialmente formada por mim, meu irmão Danilo Antonio de Medeiros, meu filho de 9 anos Enzo Marques Medeiros, com a ajuda de nossas fiéis esposas Carla Marques Medeiros e Jessica Camilo e mais as sobrinhas Brenda e Gigi”, relembra. Participando de eventos em Cotia, Barueri, Jundiai, Campinas e São Caetano, pouco a pouco, as especiarias começaram a ficar famosas, como a linguiça de Betteraba com Wassabi, Queijo Coalho e Azeitona, entre outras.

Equipe Texugo_bbq, da esquerda para direita: Murilo Medeiros (@texugo__bbq),
Gilliard Medeiros (@gilliard.medeiros), Danilo A. Medeiros (@danilomedeiros_bbq) e Luis Dachille (@luisdachille)

Com a equipe formada, partiram em 2019 para o primeiro campeonato de BBQ, realizado pela Associação Dos Churrasqueiros do Brasil. “Foram várias disputas emocionantes em um formato muito parecido com o Master Chef, várias equipes de churrasco fazendo 4 pratos para ser entregues aos juízes e ser avaliados”, lembra. Entre os pratos, estavam as opções Vegetarianos na Grelha, Frango, Porco (Costelinha, Joelho e Lombo) e Carne Bovina (Cupim, maminha, bananinha e costela).

Com a pandemia, o campeonato foi suspenso por alguns meses e retomou no final de outubro. Em 25 de outubro, um evento foi finalizado no espaço Pompeia Gastronômica e a equipe texugo_bbq ganhou alguns títulos: Equipe Revelação de BBQ de 2019 e 4º Lugar no Campeonato Brasileiro de BBQ.

E ainda conquistou o 1º Lugar no Campeonato Pompeia Gastronômica com o prato Vegetariano. “Além de estarmos muito felizes pelo resultado alcançado em nossa primeira disputa, tivemos uma outra grande surpresa também”, revela Murilo. Seu filho, Enzo Marques Medeiros (@texuguinho_bbq), de apenas 9 anos, foi inscrito no primeiro concurso internacional de mini parrillerros do México, onde participaram crianças de mais de 10 países, divididos em 2 categorias.

“A primeira missão do Texuguinho foi fazer uma doação de Brinquedos e escolheu o Pequeno Cotolengo. Depois, fomos até a Academia de Churrasco para fazer o grande filme com a famosa receita de Costelinha BBQ”, lembra. Como resultado, o garotinho conquistou o 3º lugar no seu primeiro campeonato internacional.

Por Juliana Martins Machado