Café com Axé reúne grupos religiosos e culturais do Brasil em Cotia

Evento faz parte da programação preparatória para a 3º Caminhada Pela Cultura de Paz e Não-violência de Cotia que acontece em setembro. Próximo Café está marcado para o dia 16/08

O primeiro evento preparatório para a 3ª Caminhada Pela Cultura de Paz e Não-violência de Cotia aconteceu no domingo (26/07) remotamente e contou com a participação de representantes de grupos culturais, étnicos e religiosos de diversas partes do Brasil. Conhecido como ‘Café com Axé’ a reunião ainda acontecerá em outros dois momentos (16 e 30 de agosto) antes da caminhada, marcada para dia 20 de setembro e que neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, será remota com transmissão ao vivo pelo Facebook, Youtube e Instagram da Cultura de Paz – Cotia.

O 1º Café com Axé foi acompanhado por pessoas do Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Buenos Aires, além de várias partes do estado de São Paulo. “Este movimento nasceu para ser resistência e defesa da cultura das matizes africanas, de movimentos afro-brasileiros e se encarregou de se abrir, horizontalmente, para a diversidade, para a cultura de paz, sem ser excludente e, sim, acolhedor”, disse Gilmar de Almeida, gestor de Cultura de Cotia, da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, e integrante da Comissão Organizadora do evento.

Beatriz Aguirre, da Mensagem de Silo Parque Caucaia, fez a abertura do evento e deu as boas-vindas aos participantes. “Este é o nosso 1º Café com Axé 2020. Nosso tema de hoje ruma à nossa caminhada virtual […] e nos une na aspiração da construção de cultura de paz e não-violência onde todos os seres humanos tenham os mesmos direitos e oportunidades”, destacou Beatriz.

Durante o encontro foram apresentados os temas “Cerimônia de bem-estar”, com Beatriz Aguirre; “Educando para a não-violência”, com Luana Souza Gomes Tiznado, da Escola de Ensino em Tempo Integral Pedro Casemiro Leite; “A não-violência e a Renda Básica Universal”, com Marcos Rodrigues, da Bancadas pela Paz; “Diálogo entre as culturas um caminho para a Paz”, com Jobana Moya, da Equipe de Base Warmis Convergência das Culturas. Teve ainda poema e canções indígenas.

O Pai Helcio Barbosa Júnior, da Casa de Airá, especialista em Educação, Cultura e Relações Étnico-Racial, pela USP, foi um dos idealizadores do Movimento Pela Cultura de Paz e Não-violência em Cotia. “Há um tempo, nos manifestamos ao gestor de Cultura de Cotia, o Gilmar, e tivemos o entendimento de uma caminhada não só de povos de matizes afro-brasileiras, mas com todos”, disse. Ele destacou que a paz não é a ausência de conflitos, mas requer um processo participativo que promova o diálogo para o espírito de entendimento e destacou que é esta a proposta do movimento.

Entre o representantes de etnias, religiões e culturas que participaram do Café com Axé estiveram Fernando Daniel Suaréz, Laís Gomes, Reverendo Dom Jean Frank (Bispo da Igreja Franciscana Independente Pax et Bonum), Robison Filócomo e Mãe Alcinda (Instituto Gira-Sol), Ricardo Lucero, Ana Kariri (Kariri da Paraíba), Cacique Eduardo Kariri Quixelô (do Ceará), Ricardo de Almeida Prado Cattan (Sacerdote de Umbanda, dirigente espiritual do Templo de Umbanda Vô Lázaro de Aruanda e integrante da União de Asè de Cotia e Região), Moisés, Zizelda Silva, Fran Santos, Rabino Ventura (Movimento Sinagoga sem Fronteiras), Ivan Souto.

Próximos eventos preparatórios (Café com Axé)

16.08.2020 (domingo)

2º Café Com Axé – 10h às 12h

Transmissão ao vivo:

Facebook Cultura de Paz: facebook.com/culturadepazcotia

YouTube culturadepazcotia: https://cutt.ly/kaAAioO

Instagram culturadepazcotia: https://cutt.ly/0aADOVb

30.08.2020 (domingo)

3º Café Com Axé – 10h às 12h – ao vivo

Facebook, Youtube, Instagram

20.09.2020 (domingo)

Caminhada Pela Cultura de Paz e Não-violência

10h às 13h – programação será divulgada mais próxima da data. Acompanhe em facebook.com/culturadepazcotia

Comissão Organizadora:

Instituto Gira-Sol

Mensagem de Silo

Centro de Reflexão Caucaia do Alto

Templo de Umbanda Vô Lázaro de Aruanda

Casa de Airá – Tradição e Cultura

Macha Mundial Pela Paz e Não Violência

Casa Egbe Oba Awò

Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia