Segurança: Segundo anuário, São Paulo tem é a menor taxa de homicídios do Brasil

São Paulo é o estado com a menor taxa de homicídios do país, de acordo com o Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2014 divulgado nesta terça-feira (11). O estudo aponta que a taxa paulista é de 10,2 homicídios/100 mil habitantes, a menor do Brasil. A taxa de homicídios brasileira é mais do que o dobro do índice de São Paulo: 23,7 homicídios/100 mil habitantes.

Em relação ao ano anterior, houve uma queda de 12% na taxa de homicídio paulista, que era de 11,5 homicídios/100 mil habitantes em 2012. A taxa paulista é próxima de 10 homicídios/100 mil habitantes, que é indicada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A publicação é produzida pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública, organização não governamental que se propõe a atuar no aprimoramento técnico da atividade policial e na gestão de segurança pública. A base de dados utilizada pelo Anuário Brasileiro da Segurança é de 2013.

O único estado com taxa próxima à de São Paulo é Santa Catarina, com 10,4 homicídios/100 mil habitantes. O anuário classifica o dado catarinense no grupo de “menor qualidade” de informações, enquanto São Paulo tem dados de “alta qualidade”.

A taxa de homicídio continua a cair no Estado de São Paulo. Em setembro deste ano, a taxa de homicídios em São Paulo caiu para 10,13 homicídios/100 mil habitantes nos últimos 12 meses – outubro de 2013 a setembro de 2014. Nos últimos 18 meses, houve redução de homicídios em 14 meses.

Artigo anteriorSaúde: Vacina para Difteria, Tétano e Coqueluche estão disponíveis em todas as UBSs
Próximo artigoEco: Política de Cotia sobre resíduos sólidos é tema no Conselho do Meio Ambiente