Saúde: Vacina para Difteria, Tétano e Coqueluche estão disponíveis em todas as UBSs

A Secretaria da Saúde de Cotia, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), iniciou a campanha de vacinação para grávidas entre a 27ª e a 36ª semana de gestação, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Além de proteger grávidas e fetos contra difteria e tétano, a vacina Tríplice Bacteriana Acelular ( DPaT) também imuniza contra a coqueluche.

As doses estarão disponíveis em todas as 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante horário normal de funcionamento de cada uma delas. Trabalhadores de saúde (profissionais médicos e de enfermagem) envolvidos no atendimento ao parto e cuidados com o recém-nascido também devem ser imunizados.

A coqueluche é uma doença infectocontagiosa aguda do trato respiratório causada pela bactéria Bordetella Pertussis. A doença é altamente contagiosa e sua taxa de ataque pode chegar a 90% entre contatos não imunizados. Ela pode acometer pessoas de qualquer faixa etária, entretanto, os mais acometidos pela doença são lactentes e crianças menores, que tendem a apresentar quadros com maior gravidade e complicações.

A vacina é indicada para as gestantes, ao considerar que aplicação da vacina estimulará a produção de anticorpos maternos contra a coqueluche que passarão pela placenta e a criança terá proteção direta durante os primeiros meses de vida e proteção indireta pela diminuição do risco de infecção da mãe.  É esperado que a vacinação de mulheres com dTpa durante a gestação ofereça proteção contra coqueluche aos recém-nascidos até que eles tenham idade suficiente para receber a vacinação rotineira.

A vacina dTpa pode ser administrada em qualquer momento durante a gravidez, mas a vacinação mais próxima do parto, durante o terceiro trimestre, proporciona a maior concentração de anticorpos maternos para serem transferidos ao feto.